Pré-seleção para Bolsa Mérito recebe inscrições até amanhã

Estudantes da UFMS, participantes do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), têm até quarta-feira, 4, para participarem do processo seletivo para concorrer à bolsa mérito, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Cooperação Educacional.

De acordo com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), trata-se de uma pré-seleção com objetivo de indicar os estudantes estrangeiros, que estão matriculados nos cursos de graduação da Universidade e tenham ótimo desempenho acadêmico, para participação em processo seletivo realizado nacionalmente pelo Ministério.

As inscrições devem ser feitas no Sigproj. É necessário atender as seguintes pré-requisitos: ser estudante PEC-G, regularmente matriculado na UFMS, ter cursado o primeiro e o segundo semestres do curso de graduação no qual está matriculado, não ter reprovação no último semestre cursado, não ser beneficiário de programa de auxílio financeiro de outra origem e ter participado de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e/ou extensão, considerados apenas aqueles posteriores ao ingresso na UFMS.

Para acessar o Sigproj é preciso utilizar o Passaporte UFMS, preencher o formulário de inscrição e anexar todos os documentos relacionados no edital (veja aqui). A seleção será orientada pela Diretoria de Planejamento e Gestão Acadêmica da Prograd e observará os seguintes critérios para classificação: maior coeficiente de rendimento e menor número de reprovações.

“Atualmente temos 24 estudantes do PEC-G na UFMS, originários da Nigéria, São Tomé e Príncipe, Paraguai, Cabo Verde, Cuba, Angola e também de outros países. Os estudantes do PEC-G com bom desempenho acadêmico podem ser beneficiados com uma bolsa no valor de R$ 622,00 por mês, concedida por um período de seis meses. Além disso, os beneficiários fazem jus à passagem aérea de retorno ao país de origem, quando da conclusão do curso. A UFMS realizará uma pré-seleção, na qual será observado se os requisitos para o recebimento da bolsa são cumpridos pelos estudantes. A seleção final é realizada pelo Ministério das Relações Exteriores e o pagamento das bolsas é realizado diretamente ao estudante beneficiário”, explica o pró-reitor Cristiano Costa Argemon Vieira.

Texto: Vanessa Amin