Prazo para propostas de desenvolvimento de software vai até 31 de janeiro

Interessados no desenvolvimento gratuito de artefatos de software têm até 31 de janeiro para enviarem propostas para o Núcleo de Práticas em Engenharia de Software (NES) da Faculdade de Computação (Facom) da UFMS. Podem participar pessoas físicas da comunidade acadêmica e externa e também representantes de pessoa jurídica.

O edital com as informações sobre a seleção pode ser acessado no site da Facom e a submissão da proposta pode ser feita neste link.

A professora responsável pelo NES, Maria Istela Cagnin, apontou que o principal benefício é a oportunidade de concretizar uma ideia em um produto de software para as plataformas web ou mobile sem qualquer ônus financeiro. “Os projetos selecionados serão desenvolvidos por estudantes do curso de Engenharia de Software da Facom neste primeiro semestre de 2022. Assim eles irão colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação. Desde o primeiro semestre de 2018 já foram desenvolvidos no NES 39 projetos de software em diferentes áreas, como Educação, Saúde, Assistência social, Turismo e Segurança pública”, indicou.

Não há restrições para as ideias de software que podem ser desenvolvidas, desde que sigam os critérios de elegibilidade, entre eles o caráter inovador do ponto de vista tecnológico ou relacionado a soluções de problemas da sociedade. Além de novas propostas, podem ser inscritas ainda aquelas que já foram desenvolvidas, para continuidade do projeto.

A quantidade de propostas selecionadas para serem desenvolvidas no Núcleo está relacionada a quantas equipes serão formadas no início do semestre perante o número de matrículas dos estudantes. A previsão para o resultado preliminar do enquadramento das propostas é 18 de fevereiro, no site da Facom e no Boletim Oficial.

Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas no edital ou pelo e-mail nes.facom@ufms.br.

 

Texto: Ariane Comineti e Vanessa Amin