Popularização da Ciência e Vem pra UFMS no Ação Cidadania 2022

Uma mostra das várias iniciativas de Popularização da Ciência e do Vem pra UFMS está sendo apresentada hoje no Ação Cidadania 2022, promovido pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) no parque esportivo Jacques da Luz, no bairro das Moreninhas, em Campo Grande.

A diretora de Popularização da Ciência, Lia Brambilla Gasques, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, relata que durante o evento a população está tendo acesso ao que é produzido na UFMS . “É muito gratificante ver a Universidade perto das pessoas.  Durante o evento, disponibilizamos oficina de química, jogos educativos, oficinas artísticas e atendimento ao público sobre os cursos, os meios de ingresso na Instituição e também divulgamos os nossos espaços e convidamos os participantes a conhecerem o nosso Parque da Ciência. A procura está imensa. Muita gente vendo que é possível estar na UFMS.”

No lançamento do evento, na última terça-feira, 10, o reitor Marcelo Turine, parabenizou a iniciativa por levar cidadania a quem mais precisa. “Quero parabenizar esse grande programa, que integra várias instituições parceiras. Com educação, saúde e cidadania, nós transformamos nossa sociedade. A UFMS, junto com várias universidades, vai contribuir com ações na área de educação para nossas crianças e jovens, e também junto com o Tribunal Regional do Trabalho, com as práticas jurídicas.”

O programa oferece à população atendimentos gratuitos em saúde, educação, lazer, cultura e cidadania, serviços como emissão de documentos, atendimento médico e encaminhamento ao mercado de trabalho,  e conta com o apoio de dezenas de entidades públicas e privadas. A ação segue até as 15 horas.

De acordo com a Fiems, nos próximos meses, outras cidades do Estado devem receber edições do programa. “Avançar para o interior também é uma meta para este ano. Cada vez que se lança um projeto dessa magnitude, nós recebemos demandas de muitos municípios. A ideia é construir a ação possível de ser realizada com esses parceiros”, relata o presidente Sérgio Longen.

Histórico do Programa Ação Cidadania

Criado em 2013, o programa já passou por 19 cidades sul-mato-grossenses ao longo de 34 edições. Nesse período, foram beneficiadas 57,4 mil pessoas com 182,3 mil atendimentos.

Entre os principais serviços oferecidos no programa Ação Cidadania, estão: emissão de documentos, atendimentos médicos, exames preventivos, vacinação, cursos e oficinas educacionais, atividades culturais, corte de cabelo, entre outros.

Texto: Crislaine Oliveira, com informações da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul

Fotos: Proece/RTR