Palestras e mesa-redonda virtuais têm como tema educação e alfabetização

As ações do projeto de extensão “Alfabetização Remota: vozes e ações do Pibid” programadas para outubro têm início hoje, 4, a partir das 17h30. A palestra “Alfabetização: questões atuais” será proferida pelo professor Dagoberto Buim Arena da Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (Unesp). A transmissão será pelo canal do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid – UFMS).

De acordo com a coordenadora, professora Patrícia Teixeira Tavano, o intuito é a promoção de palestras, mesas de debate, relatos de experiência, discussões e ressignificações práticas que possam contribuir com a formação dos alfabetizadores, uma vez que os próprios professores identificaram que o campo da alfabetização sofreu um impacto muito forte com Ensino Remoto Emergencial, instalado a partir de março de 2020.

“Nesta palestra de hoje o professor Dagoberto Buim Arena deve falar sobre questões focadas na atualidade, como o ensino remoto, as tecnologias de ensino, o uso de aplicativos, entre outros”, pontuou a professora. Os interessados podem acessar o canal do Pibid no horário da palestra e poderão receber certificado pela participação. A lista será composta a partir do chat do canal.

 

Próximas atividades

Na quarta-feira, 20 de outubro, às 17h30, a docente da UFMS Janete Rosa da Fonseca irá ministrar a palestra “Por uma educação dos/com afetos”. “Neste evento a professora irá discutir como as questões da afetividade, do relacionamento, da forma como as pessoas se relacionam na sala de aula afetam o aprendizado das crianças”, apontou Patricia.

E no dia 26, a partir das 17h, será realizada a mesa-redonda “Alfabetização na EJA”, com a participação de Liana da Silva Borges e Sabrina das Neves Barreto. “As participantes são atuantes do ‘Coletivo Café com Paulo Freire’. O objetivo é trazer uma discussão sobre como a alfabetização de jovens e adultos tem sido executada, com grande foco na metodologia de Paulo Freire. O coletivo reúne várias instituições e grupos que se organizaram este ano para a celebração não só do centenário do educador, mas também para ampliar a discussão sobre suas estratégias, metodologias e propostas para a Educação”, explicou a coordenadora.

Todas as transmissões serão feitas no canal do Pibid – UFMS.

 

Texto: Ariane Comineti