Palestra aborda estrutura musical, música vocal e relação entre indivíduo e tradição

Segunda-feira, 16, foi o primeiro dia do Festival Mais Cultura e ele encerrou com a palestra “Arte: indivíduo e tradição”. A transmissão pelo canal no YouTube da Coordenadoria de Escola de Extensão da UFMS contou com 166 visualizações.

A atividade foi mediada pelo pró-reitor Marcelo Fernandes, e contou com a presença dos professores da Universidade Federal da Paraíba, Ibaney Chasin e Albergio Diniz, dos professores da UFMS, Gustavo Penha e Rafael Salgado, e do integrante do Grupo Câmena, Gustavo Seabra. 

Grupo Câmena apresenta trechos da peça Passacaglia Della Vita

Para o início da discussão, o professor Ibaney apresentou temas como a importância da estrutura sonoro-musical. “O elemento que é fundamental, que nutre o pensamento, é a estruturação da esfera sonora-musical, que é algo que permeou toda a teoria musical desde Aristóteles”, pontua. 

Durante a palestra foram exibidos trechos da peça Passacaglia Della Vita, interpretada pelo Grupo Câmena, para exemplificar as falas de Ibaney sobre a questão da música vocal abordada na palestra. “Pois quando a peça é em língua estrangeira, mas é cantada no português, como a Passacaglia, apresenta um caráter musical no interior da nossa língua para que você possa entender uma parte vital daquilo que você está fazendo e daquilo que você está ouvindo, ou seja, quem canta na sua própria língua canta melhor, assim como quem ouve na sua própria língua entende e se aprofunda na experiência da arte”, explica Ibaney.

Durante o debate também foram levantados outros temas, como a relação dos indivíduos com a tradição, o texto poético, a poesia e a relação da música com poesia.

Texto: João Barbosa Marques (estagiário de Jornalismo na Agecom)