Orquestra Sinfônica Municipal e a Orquestra Barroca de MS se apresentam no Movimento Concerto desta quarta-feira

A edição de maio do projeto Movimento Concerto da UFMS será realizada amanhã, dia 25, às 20h, no Teatro Glauce Rocha. A apresentação da noite será composta pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande e a Orquestra Barroca de Mato Grosso do Sul. A entrada é gratuita e aberta ao público, com transmissão simultânea para todos os Câmpus pelo canal da TV UFMS.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) e coordenador do Movimento Concerto, Marcelo Fernandes, o evento vai reunir um repertório clássico e romântico. “Os artistas convidados irão tocar sob direção do maestro Eduardo Martinelli”.

O maestro vem se apresentando ao lado de solistas brasileiros e de vários países como EUA, Itália, Coreia do Sul, Suíça, Canadá e dentre outros. Em 2014, Martinelli, foi destaque do anuário Cultura em Mato Grosso do Sul, com o tema “Personagens da Formação Cultural de Mato Grosso do Sul”, produzido pela Fundação Estadual de Cultura e Governo do Estado. Neste ano, o maestro realizou uma série de concertos representando Mato Grosso do Sul na ExpoDubai.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande se dedicará a um repertório diverso, com grandes nomes da história da música, como Wolfgang Amadeus Mozart, Edward Grieg e Piotr Ilitch Tchaikovski.  Segundo o maestro, Jardel Tartari um dos destaques será a Sinfonia nº 25 em sol menor, escrita por Mozart aos 17 anos de idade, em outubro de 1773. “Com suas linhas melódicas e sincopadas, esta sinfonia é característica do estilo Sturm und Drang, um movimento pré-romântico na literatura e na música surgido nos países de língua alemã entre o fim da década de 1760 e a década de 1770”.

A apresentação também contará com a participação, junto às orquestras, dos solistas Marcelo Gerônimo, no violoncelo; Eliéser Sant’Ana, no clarinete; e Philip Andara e Marcio Marques, na flauta; executando as peças de Thaicovsky, Michele Mangani e Franz Dopler.

O Movimento Concerto é um programa de extensão da Universidade que desde 2007 realiza apresentações musicais gratuitas com o objetivo de democratizar o acesso a concertos de música erudita. “Essa série tem mais de uma década ininterrupta, oferecendo música clássica e suas fronteiras para a população de Campo Grande”, ressalta o pró-reitor.

Texto: Lúcia Santos