Oficinas, recitais e palestras marcam Festival de Música Virtual

Nesta quarta-feira, 25, começam as atividades do Festival de Música Virtual (Fesmuvi) da UFMS. “Tanto as oficinas de prática instrumental, palestras com profissionais renomados, recitais bem como a mostra de pesquisas que estão sendo realizadas por estudantes, estavam programados e que como são importantes para o curso de Música foram reunidos no Festival”, explica o professor da Escola de Música Willliam Teixeira que, com o professor Jorge Geraldo, coordena o Fesmuvi.

De acordo com William, o objetivo do evento é difundir a produção acadêmica e artística dos estudantes e professores da Escola e também estreitar relações interinstitucionais. “As oficinas serão ministradas por membros da Orquestra Sinfônica da Unicamp mantido pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural. A própria Unicamp é parceira na realização do Festival. Também teremos como palestrantes o professor João Guilherme Ripper da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor da Sala Cecília Meireles, além da professora Denise Garcia do Instituto de Artes da Unicamp e do professor Ivan Vilela da Escola de Comunicação e Artes da USP”, destaca Teixeira.

“Para que o evento funcione de forma adequada, optamos em utilizar diferente plataformas. Por exemplo, as oficinas serão realizadas por meio do Zoom Meeting e necessitaram de inscrição prévia. As palestras e recitais serão transmitidas pelo Youtube no canal Música UFMS”, comenta William.

Segundo o professor, além de incrementar a formação de músicos por meio das oficinas, os recitais poderão levar a arte, em especial a música de concerto, à população. “Como não pudemos realizar o Movimento Concerto, os recitais vêm suprir essa lacuna provocada pela pandemia”, fala Teixeira. Além da Unicamp, o Fesmuvi conta com a parceria do Sicredi e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.

A programação do Fesmuvi segue até o dia 27 de novembro. Confira abaixo.

Download (PDF, 9.53MB)

Texto: Vanessa Amin