Oficina Literacura propõe escrita criativa para bem-estar

Com objetivo de contribuir para o bem-estar da comunidade acadêmica em um momento de crise provocado pela pandemia do Coronavírus, o projeto de extensão Literacura – Transformando os efeitos da pandemia em  escrita, propõe a realização de oficina de escrita criativa a ser realizada online.

Coordenada pela professora Michele Eduarda Brasil de Sá, do curso de Letras, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), o projeto é mais uma resposta a chamada por projetos, ações e ideias “UFMS contra o Coronavírus”.

 “Embora logicamente as áreas do conhecimento que se encontram na linha de frente na batalha contra a Covid-19 sejam as Ciências Biológicas e as Ciências da Saúde, as Letras e as Artes também têm sua contribuição a dar, especialmente no que diz respeito ao enfrentamento desta angústia provocada pelo real”, afirma a professora.

Dessa forma, o projeto prevê proporcionar aos participantes, segundo a coordenadora, um momento de reflexão   sobre   as   atuais circunstâncias e levá-los a exteriorizar seus pensamentos através da escrita criativa.

“Nosso objetivo principal é contribuir para o bem-estar da comunidade acadêmica pelo exercício da escrita criativa. É diferente de redigir documentos, fazer relatórios, realizar tarefas online; escrever por prazer ajuda a elaborar os sentimentos que experimentamos, a refletir sobre uma situação nunca antes vivenciada. Daí o trocadilho no nome da oficina: Literacura”, explica Michele.

Em seus “Ensaios críticos”, cita a professora, Roland Barthes afirma que “a literatura não permite caminhar, mas permite respirar. No mesmo contexto, ele diz também que “a escritura liberta uma pergunta, ela sacode o que existe, […] ela dá sopro ao mundo”.

A professora põe em análise o que a pandemia significa para cada um, como cada pessoa está vivenciando esta experiência, de que forma a reclusão (ou a falta dela, ainda que necessária) tem alterado nossas prioridades, nossa percepção de mundo, se a insegurança geral criada pelo surto de fake news também ajuda a nos desestabilizar, como dar sentido a tudo isso.

Como participar

Inicialmente, a oficina é voltada para o público interno da UFMS. Os interessados devem acessar a página https://ava.ufms.br/enrol/index.php?id=4714, logados no AVA, e usar a chave de inscrição LITERACURA (em caixa alta, mesmo).

São apenas 60 vagas e as inscrições serão automaticamente fechadas quando este número for alcançado. O curso terá início no dia 20 de abril, mas é possível se inscrever até o dia 23. A oficina será realizada até 22 de maio.

O curso vai apresentar algumas dicas e técnicas básicas de escrita criativa e os participantes vão escrever textos de diferentes características, como o poema-colagem e a aldravia. As atividades somam 40 horas/aula. Será emitido certificado de participação apenas para o aluno que realizar a cada semana pelo menos uma das tarefas propostas.

A oficina será ministrada pela professora Michele, que já foi premiada em alguns concursos literários, como o Concurso de Contos Ulysses Serra de 2019, organizado pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

“Espero que a oficina contribua de fato para o bem-estar dos participantes. Para ir além, pretendemos reunir alguns dos trabalhos para publicação em e-book, e assim atingir mais pessoas, especialmente os que (ainda) não escrevem”, completa.

Texto: Paula Pimenta