Núcleo de Estudos em Dança e Movimento promove exibição e debate de documentário

Na próxima quinta-feira, 26, a partir das 18h30, o auditório Marçal de Souza Tupã-Y da Cidade Universitária irá sediar uma sessão do Cine NEDeM. O evento do Núcleo de Estudos em Dança e Movimento é gratuito e promoverá a exibição e debate do documentário “Akram Khan”.

Segundo uma das coordenadoras da ação, Priscila Roberta Alves Lemos, o objetivo do Cine NEDeM é a utilização de uma ferramenta diferente e atrativa, que são os filmes e documentários, para a discussão da dança e dos objetos que ela pode trazer de reflexão. “Tendo em vista que a UFMS tem uma companhia de dança contemporânea (a Sinapse), queremos apresentar ao público um pouco dessa linguagem que é bem ampla. E para esse primeiro evento vamos apresentar o documentário sobre o coreógrafo Akram Khan, no qual são apresentadas a sua formação, suas influências e o trabalho que ele realizou em 2019”, contou.

O documentário tem 59 minutos de duração e após a exibição será realizado um debate com profissionais e pesquisadores da área da Dança. O primeiro convidado será o professor do curso de Educação Física da Faculdade de Educação (Faed), Marcelo Victor da Rosa. Haverá emissão de certificado de horas complementares de atividades e as vagas para participação são limitadas. Os interessados devem se inscrever até o dia 26 neste link.

O auditório Marçal de Souza Tupã-Y está localizado na Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), próxima ao corredor central da Cidade Universitária.

 

NEDeM

O Núcleo de Estudos em Dança e Movimento (NEDeM) é um projeto de extensão que existe desde 2009 com o objetivo de fomentar a dança no ambiente universitário. O grupo é formado por estudantes, coordenado pela coreógrafa da UFMS, Mariana Cavalcante, e conta com a colaboração de profissionais da área de Dança externos à Instituição.

“Atualmente estamos desenvolvendo atividades pontuais como eventos do ‘Dia Internacional da Dança’, o Cine NEDeM, ações com os idosos da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI), entre outras realizações programadas para o segundo semestre deste ano”, explicou a coordenadora. Interessados podem acompanhar as ações do NEDeM no perfil @nedem.ufms.

 

Texto: Ariane Comineti