Novos residentes na área de saúde iniciam atividades com acolhimento integrado

Com o intuito de acolher e apresentar os protocolos e fluxos institucionais do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), os novos alunos selecionados para os Programa de Residência Médica, Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico, Programa de Residência  em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial e Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica  Multiprofissional foram recepcionados hoje em evento que abre uma programação especial de acolhimento integrado.

Essa semana, eles passarão por capacitação em serviço, como forma de iniciação às residências. “Eles terão atividade de ensino relacionadas ao fluxo, protocolos institucionais, fórmulas e rotinas, oficinas. Preparamos também oficina de simulação realística clínica, com atividades em escalas, em grupos, para não aglomerar, com todas as medidas de biossegurança. Depois, eles já iniciam as atividades nos setores”, explica a chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação do Humap, professora Ellen Souza Ribeiro.

Todas as atividades são organizadas e promovidas pela Gerência de Ensino e Pesquisa, por meio do Setor do Ensino e Unidade de Gerenciamento de Atividades Pós-graduação do Humap. A expectativa é de recepcionar até o fim desta semana 84 novos residentes.

“São cerca de 80 novos residentes que estão iniciando as atividades em residência na área de saúde na Universidade, em parceria com o Humap. É muito positivo receber esses novos residentes que daqui a 24 meses se tornarão profissionais mais capacitados e qualificados com inovação e tecnologia para ajudar o desenvolvimento da saúde do povo sul-mato-grossense”, afirma o reitor da UFMS, Marcelo Turine.

Para a fisioterapeuta Francielle Mazoni de Sá, que escolheu o Programa de Residência Multiprofissional de Atenção ao Paciente Crítico, esta semana de acolhimento ajuda a diminuir a ansiedade de quem está iniciando. “É uma área que eu sempre quis seguir e a UFMS nos dá essa opção com esse Programa que é muito rico. Vamos ter contato com muitos setores dentro do hospital e isso é importante e agrega para a nossa carga profissional”, diz.

Residente em Ortopedia e Traumatologia, Tarsiso Bispo, egresso da UFMS, acha o serviço do Humap muito bom, por isso optou por continuar na UFMS e aprovou a acolhida. “A semana de acolhimento está sendo bem instrutiva e nos ajuda a ter uma noção de como é o funcionamento de tudo”, expõe.

Texto: Paula Pimenta 

Fotos: Leandro Benites