Espécie Hondaria leptospora. Foto: Marcos Kitaura

Novo gênero de líquen é batizado em homenagem à professora Neli Honda

A professora Neli Kika Honda, do Instituto de Química da UFMS, foi homenageada por um grupo de pesquisadores que batizou um novo gênero de líquens para a América do Sul de Hondaria.

Neli é referência no estudo de líquens. Foto: Adriano Spielmann

A Hondaria é um gênero novo de Collemataceae proposto como resultado de um trabalho de taxonomia integrativa entre características morfológicas, anatômicas e de genética molecular.

“Está alocada no mesmo gênero a espécie Hondaria leptospora, encontrada no estado de Mato Grosso do Sul e em outras partes da região central da América do Sul, incluindo Campo Grande, onde foi encontrada no campus da UFMS”, explica a pesquisadora Mayara Scur.

A descrição do novo gênero foi realizada por Mayara, egressa do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação; Marcos Junji Kitaura, pós-doutor egresso do programa de Botânica; Josiane Vogel Cortina Theodoro, técnica do laboratório de Ecologia e Biologia Evolutiva na UFMS; Ana Cláudia Piovezan-Borges, estudante do Programa em Ecologia e Conservação; e Aline Pedroso Lorenz, professora do Departamento de Biociências.

A decisão de homenagear Neli ocorreu em consenso e de maneira natural entre os pesquisadores, de acordo com a importância científica e afetiva da professora para eles e para diversos autores da área.

As liquenólogas Patrícia Jungbluth e Luciana Canêz junto a Neli. Foto: Adriano Spielmann

“A professora Neli tem uma grande importância para a liquenologia do Mato Grosso do Sul. É uma pioneira nos estudos com este grupo de organismos, especialmente no que corresponde aos perfis químicos dos fungos liquenizados. Além disso, é uma pessoa extremamente atenciosa, colaborativa e que nós temos grande estima e admiração”, conta a pesquisadora.

Segundo Mayara, outra motivação da homenagem é a valorização de pesquisadoras mulheres no meio científico. “Nós também somos grandes apoiadores do movimento de reconhecimento das mulheres na Ciência”, aponta.

A descrição está disponível no artigo “Hondaria, a new genus of Collemataceae (Ascomycota lichenized) from South America”, publicado no periódico científico Acta Botanica Brasilica em 2020. O artigo completo (em inglês) pode ser acessado aqui.

Espécie Hondaria leptospora. Foto: Marcos Kitaura

Texto: Leticia Bueno