Música une calouros, veteranos, servidores e comunidade nos câmpus

Na última sexta-feira, 6, foi realizado o Show de Verão nos câmpus da UFMS. “O evento tem tido uma boa repercussão entre a comunidade acadêmica, que vem participando nas edições anteriores e corroborando para que a Universidade seja um espaço de estudo, mas também um espaço de confraternização, socialização e de promoção de atrações e atividades artísticas e culturais”, afirmou o coordenador de Cultura e Esporte Junior Vagner Pereira da Silva.

Música, comidas e bebidas, brincadeiras e muita descontração e alegria marcaram os eventos e proporcionaram a inclusão e a socialização entre acadêmicos veteranos e calouros, bem como democratizar o acesso ao lazer por meio de shows musicais, já que em alguns municípios há poucas opções nesse sentido.

Em Corumbá, o Show foi realizado no estacionamento da Unidade II. “É assim que o CPAN e a UFMS recebem os novos estudantes, proporcionando momentos que se tornam únicos e inesquecíveis, toda a programação foi pensada para que os estudantes ao ingressarem na Universidade tenham a sensação de estar em casa, pois somos uma família, somos a família UFMS”, disse o diretor Aguinaldo Silva. A atração da noite ficou por conta da banda 4EVER. “Esperamos que assim como nós nos alegramos e nos encantamos em receber os estudantes, eles também apreciem e aproveitem tudo de melhor que a universidade tem a oferecer, que aqui construam e realizem seus sonhos, façam amizades, vivam intensamente todos os momentos, usufruam o máximo que puderem desta que agora se torna a sua casa”, destacou o diretor.

O campus de Paranaíba trouxe como atração principal a banda Seven Four que abriu a noite. Em seguida apresentaram-se talentos locais como  Banda Matura e DJ Arazine, proporcionando um repertório diversificado que incluiu clássicos do rock nacional e internacional, sucessos do pop, hard, heavy e western rock, bem como música eletrônica. Além disso, foi estruturada uma praça de alimentação com comidas tradicionais já conhecidas pelo público. Jhonatan Saldanha, estudante de Psicologia, gostou muito das atrações deste ano. “Eu acho que eventos como esse são muito importantes, já que temos poucas opções culturais e musicais na cidade. É muito bacana ter um ‘rolê’ na Universidade do qual todos podem participar”, comentou. Hiran Silva, assistente de Aministração, participou da organização e destacou a boa adesão de todos. “A importância de atividades assim é bem expressiva. Em anos anteriores, quase não havia ações culturais. Em momentos como esse, percebemos uma maior aproximação dos moradores com a comunidade acadêmica do campus”, observou.

A banda Identidade Zero e a cantora Lurdinha e banda apresentaram-se no Show de Verão do campus de Coxim. Além das tradicionais barracas de comidas e bebidas, os estudantes de Sistemas de informação e Letras montaram a “Cadeia do Amor” e comercializaram os correios elegantes. “O Show de Verão foi um sucesso, muito agradável, pacífico, sem incidentes, com muita alegria e espontaneidade”, disse a diretora do campus Eliene Dias de Oliveira. Ela ainda agradeceu a administração central da Universidade pelo apoio. Renata Proença, acadêmica do sexto semestre do curso de Letras, destacou a união entre os estudantes e professores de diferentes cursos. “Pude ver uma união entre o curso de Sistemas e Letras, todos ajudaram e participaram para que tudo acontecesse. Os professores apoiaram e colaboraram até mesmo financeiramente para que montássemos a ‘Cadeia do Amor’ e o correio elegante, que foi o toque especial da noite.  O ambiente estava muito agradável”, contou.

Música e dança fizeram parte do Show de Verão em Aquidauana. Acadêmicos, servidores, professores e comunidade local reuniram-se em frente à Unidade II para conferir a programação que teve como atrações a dupla sertaneja Lino e Nando, que embalou sucessos de outros artistas e anunciou o lançamento de seu primeiro DVD para este ano; além das apresentações culturais do grupo de dança Aki-Ritmos e do músico Jeferson Mussato. Representando o diretor do campus Auri Frübel, o professor Leandro Bezerra iniciou as atividades agradecendo a participação de todos e dando boas-vindas a todos, especialmente aos novos estudantes. “O evento faz com que os calouros sejam recepcionados de forma diferenciada, unindo funcionários, professores e veteranos do CPAQ em uma festa. Acredito na importância deste evento e sugiro que o mesmo seja realizado todos os anos”, comentou a acadêmica do curso de Administração Ana Paula Santos. A estudante ainda ressaltou a oportunidade que a Universidade oferece aos acadêmicos em trabalhar com as barracas.

No campus de Três Lagoas foram realizadas apresentações culturais dos acadêmicos, tais como leitura de poema autoral e canto, além do show de Léo Lopes e banda, músico local e egresso da instituição. Segundo o acadêmico Raul Rizzo, integrante da comissão organizadora, a edição deste ano foi incentivadora e, para ele, resultará em novos artistas instigados a se apresentarem ou mostrarem seus trabalhos no campus. “O Show de Verão cria um importante espaço cultural dentro da UFMS, valorizando e encorajando a divulgação dos talentos locais” disse Raul. A estudante de Letras Elizandra Borges também participou. “É ótimo para o aluno de graduação participar sempre de eventos como esse, mostrar que existem pessoas do nosso campus que valorizam eventos culturais no ambiente universitário”, falou. Vitor Roberto, também estudante de Letras, confessou que cantar na edição 2020 do Show de Verão da UFMS era um objetivo pessoal muito almejado desde o ano passado e para o qual se preparou muito. “Foi uma oportunidade que eu tive de me apresentar para muitas pessoas e foi maravilhoso, me senti um astro! Que venham outras edições para que eu possa participar novamente”, comentou Vitor. O público era composto, em sua maioria de acadêmicos, porém pessoas da comunidade, professores e servidores também estavam presentes. Paulo Lima cursa Geografia e pela segunda vez prestigiou o Show de Verão. “O evento é uma forma de a gente interagir com os amigos e colegas de graduação e também uma forma de recepcionar os novos calouros que estão ingressando no curso”, explicou.

A banda Kai Tak agitou o pátio do campus de Naviraí com um repertório que valorizou a música popular brasileira, misturando samba-rock e rap. Além do show, o público pôde conferir a decoração temática elaborada para a festa e saborear comidas comercializadas pelos acadêmicos do terceiro semestre e pela diretoria da Agathon Jr. Consultoria, ambos do curso de Administração.O diretor em exercício, professor Marco Antonio Costa da Silva, parabenizou todos os servidores e professores pelo sucesso do evento e elogiou os acadêmicos responsáveis pelas barracas de comidas e bebidas, que agregaram mais valor à festa. “Desejo que a cultura esteja constantemente presente em nossa vida na UFMS”, disse o diretor.  “Ações como essa oferecem a possibilidade de acesso à cultura, principalmente nos câmpus”, enfatizou a professora do curso de Administração Jaiane Aparecida Pereira, presidente da comissão organizadora. Ela ressaltou também que foi uma excelente oportunidade para que os universitários possam desenvolver competências em atendimento ao público, por exemplo, por meio das vendas nas barracas, além de ser uma importante forma de inserção da Universidade junto à comunidade local. A acadêmica Letícia Maria dos Santos disse que a edição de 2020 do Show de Verão no Campus de Naviraí foi “incrível”.  “Eventos como esse promovem a união entre os acadêmicos não só no dia do show, mas também nos preparativos. Mal posso esperar pela próxima edição!”, enfatizou Letícia, que também faz parte da Agathon Jr.

Cidade Universitária e Nova Andradina – Na Cidade Universitária e no campus de Nova Andradina (CPNA), o Show de Verão acontece a partir das 19 horas, na próxima sexta-feira, 13. Em Campo Grande, as atrações são Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira, que se apresentam com a Banda Plebheus, na Concha Acústica. No CPNA, a animação fica por conta da Turma do Zé e o show acontece no pátio.

Por conta da realização do Show na Cidade Universitária, uma das vias que ligam o Restaurante Universitário à Biblioteca Central será interditada. O fluxo de carros deve ser interrompido a partir das 5h para a instalação das barracas. Para que a circulação não seja prejudicada, a outra via, com sentido Biblioteca – Restaurante Universitário, será transformada em mão dupla até o retorno em frente à Unidade 13.

O evento é gratuito e integra a campanha Eu Respeito e projeto Mais Cultura da UFMS.

Texto: Vanessa Amin/Ariane Comineti, com colaboração no texto e fotos dos estagiários da Agecom nos câmpus Tina Ramalho (CPAN), Brunna Oliveira (CPAR), Matheus Márcio (CPCX) e Juliana Ovelar (CPAQ), Evelyn de Souza (CPTL) e Adolpho Prado (CPNV

Fotos do CPAQ: João Doarth / Fotos do CPNV: Jaiane Pereira e Vanessa Falcão