Movimento Concerto traz Banda Sinfônica e Orquestra Experimental Comunitária

Como parte da campanha Eu Respeito, a edição de julho, o Movimento Concerto traz para o Teatro Glauce Rocha apresentações da Banda Sinfônica com participação da Orquestra Comunitária da UFMS durante a abertura. O evento será realizado na próxima terça-feira, 5, às 20 horas, em homenagem aos 43 anos de federalização da UFMS.

“Essa é uma edição especial, porque marca a volta das atividades da Banda Sinfônica da UFMS que é um grande conjunto nosso, com uma história maravilhosa e, também, o aniversário da UFMS. Esperamos todos aqui, neste fim de semestre, em pleno inverno, mas aquecidos pelas músicas maravilhosas que serão executadas”, diz o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.

O Movimento Concerto é um programa de extensão da Universidade que desde 2007 realiza apresentações musicais gratuitas com o objetivo de democratizar o acesso a concertos de música erudita. “Essa série tem mais de uma década ininterrupta, oferecendo música clássica e suas fronteiras para a população de Campo Grande”, ressalta o pró-reitor.

A Banda Sinfônica será regida por Jorge Geraldo e contará com a participação de Evandro Rodrigues Higa como solista no piano, ambos professores da Escola de Música da Universidade. “O programa inclui obras de James Swearingen, Ricardo Silva, Duda e George Gershwin. O professor Evandro Higa participará como solista da obra Rhapsody in Blue de George Gershwin”, explica o regente.

Criada em 2011, a Banda Sinfônica surgiu de uma demanda dos acadêmicos do curso de Música à época. “Começou com um projeto de extensão, de quinteto de metais, e depois ampliou para o conjunto de sopros. Como houve muita procura e interesse, criou-se a Banda Sinfônica”, diz Jorge. A banda completa não realiza concertos desde 2019. “A Banda Sinfônica produz concertos, eventos e atividades pedagógicas. Durante a pandemia ela ficou sem atividades, mas a intenção é retomar agora. Além de estudantes do curso de Música, outros músicos e profissionais da cidade também participam”, explica o professor Jorge

Já a Orquestra Experimental Comunitária da UFMS é um novo conjunto iniciado há dois meses que mantém atividades de prática de conjunto visando o aprendizado musical coletivo por meio da preparação de repertório para apresentações musicais.

Tanto a Banda Sinfônica como a Orquestra Experimental Comunitária integram o projeto de extensão Núcleo Sinfônico da Universidade.

Texto: Vanessa Amin