Movimento Concerto e Desver estão na programação do último dia do Festival Mais Cultura

Nesta sexta-feira, 5, o Festival Mais Cultura traz em sua programação edição do Movimento Concerto e continuação das atividades do Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul – Desver.

O Movimento Concerto é um programa de extensão da Universidade que, desde 2007, realiza apresentações musicais gratuitas com o objetivo de democratizar o acesso a concertos de música erudita e suas fronteiras. A edição especial de hoje traz um Concerto de Câmara com a participação dos professores da Escola de Música William Teixeira, no violoncelo e Jackes Douglas Nunes Angelo, no trombone; além dos instrumentistas convidados: Hudson Campos e Rodrigo Falzon, no clarinete e piano, respectivamente, e o duo de dois violões formado por Ivan Cruz e Júlio Borba.

“É um concerto com peças curtas, para poucos instrumentos. O repertório é bem diverso e, por isso, o público poderá conferir uma apresentação muito rica. Por exemplo, o professor Jackes vai executar um solilóquio, que envolve bastante a performance dele no palco; eu vou tocar duas peças, sendo uma do compositor português Jorge Peixinho bastante rara, inclusive consegui o seu manuscrito, e outra da jovem compositora brasileira Rafaela Andrade, também uma composição nova do Ivan Cruz que será executada pelo duo de violões e uma obra do pianista Robert Schumann, executada pelo Hudson e Rodrigo”, detalha o coordenador da atividade, professor William.

A apresentação será transmitida pelo canal da TV UFMS a partir das 19h30.

Hoje também termina o Desver. Uma das atividades desta sexta-feira é oi debate com o  Coletivo Guaiviry, que será realizado às 17h (horário de MS) pela plataforma Google Meet. Segundo os organizadores do Festival o link para acompanhar o debate estará disponível no site e nas redes sociais do evento (clique aqui).

O Desver trouxe mostra de 26 filmes de diversos estados brasileiros. Além da mostra competitiva o festival é composto por uma mostra de cinema indígena e duas oficinas que que também terminam hoje. As oficinas foram oferecidas em formato virtual

Neste ano o Mais Cultura vem sendo realizado de maneira híbrida, com atividades presenciais e outras on-line.

Confira o encerramento:

Texto: Vanessa Amin