Movimento Concerto abre Festival Mais Cultura com Núcleo Sinfônico UFMS

Nesta sexta-feira (22), a apresentação de abertura do Festival Mais Cultura será realizada pelo Movimento Concerto, com o Núcleo Sinfônico UFMS, coordenado pelo professor Jorge Geraldo. A transmissão será às 20h pelo canal da TV UFMS e na Rádio Educativa UFMS 99.9 FM.

O coordenador explica que serão dois conjuntos, o primeiro com instrumentos de sopro, piano, violão e instrumentos de acompanhamento e o segundo com orquestra de cordas. “O tema do concerto conecta o ambiente da música popular e da música folclórica com a música de concerto. Vamos tocar obras que são concebidas para conjuntos que realizam concertos, mas elas se baseiam ou têm inspiração na música popular”, complementa.

O projeto Núcleo Sinfônico UFMS consiste na ampliação do projeto de extensão Banda Sinfônica da UFMS, existente desde 2012. Segundo o professor, a ampliação teve o intuito de diversificar as atividades contemplando ações de difusão musical, cursos na área de música, produção de concertos, vídeos musicais e didáticos.

“Como Banda Sinfônica da UFMS participamos desde a primeira edição do Festival Mais Cultura na abertura ou em ações menores dentro da programação. É um evento super importante para a Universidade e que movimenta as unidades. A intenção é que, no ano que vem, o núcleo sinfônico retome as atividades da banda sinfônica”, relata o coordenador do projeto.

Em decorrência da pandemia, as atividades que demandam grandes conjuntos como a Banda Sinfônica da UFMS foram paralisadas. Segundo o prof. Jorge, o projeto Núcleo Sinfônico UFMS foi iniciado para que conjuntos menores de músicos pudessem iniciar as gravações de concertos, contemplando ações que atendessem os objetivos e as normas de biossegurança.

O Movimento Concerto é um programa de extensão da Universidade, existente desde 2007, que realiza apresentações musicais gratuitas com o objetivo de democratizar o acesso a concertos de música erudita e suas fronteiras.

Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo da Agecom)