Mobilidade, permutas e matrícula em disciplinas isoladas serão abertas em julho

Graduados e estudantes de graduação da UFMS terão de 13 a 17 de julho para manifestarem interesse nos processos de mobilidade interna, permuta interna ou interinstitucional e matrícula como estudante especial portador de diploma em disciplinas isoladas. As oportunidades são para o segundo semestre letivo de 2020, que tem previsão de início para 17 de agosto.

Segundo o coordenador de Administração Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Cristiano Costa Vieira, “o processo de mobilidade interna é interessante para estudantes de graduação que por algum motivo precisam continuar seus estudos em outro campus da UFMS. O processo de permuta é uma opção para estudantes de graduação que não se adaptaram a um determinado curso e desejam trocar para outro curso. Já a matrícula como estudante especial, é uma oportunidade a profissionais já graduados que desejam adquirir ou se aprofundar em algum assunto ministrado nas disciplinas dos cursos de graduação da UFMS. Estas três opções são oferecidas pela Universidade duas vezes ao ano. Os interessados devem ficar atentos aos prazos, pois a solicitação para participar destes processos deve ser realizada sempre antes do início do semestre subseqüente”.

A manifestação de interesse deve ser feita por requerimento junto à Pró-reitoria de Graduação, a partir de 13 de julho, no endereço: prograd.ufms.br/requerimento-academico/.

Confira a seguir as informações sobre cada oportunidade:

 

Mobilidade Interna: é a possibilidade de estudantes da UFMS cursarem disciplinas em outros câmpus. O estudante será afastado da sua unidade de origem, por tempo determinado, sendo o máximo dois semestres, e as disciplinas cursadas com aprovação serão aproveitadas no curso de origem, conforme análise prévia da coordenação de curso. Mais informações podem ser obtidas na Instrução Normativa da Prograd de nº16/2020.

 

Permuta interna: é a troca permanente de curso, turno ou campus entre estudantes da UFMS, matriculados em cursos de graduação da mesma área de conhecimento. Não podem realizar a permuta interna estudantes matriculados no primeiro semestre do curso e matriculados em cursos em processo de extinção. A permuta interna está normatizada pela Instrução Normativa da Prograd de nº14/2020.

 

Permuta Interinstitucional: A permuta interinstitucional é uma forma de transferência definitiva entre estudantes de instituições públicas de ensino superior, para cursos homônimos ou similares e sem que haja alteração no quantitativo de vagas das instituições. As informações sobre a permuta interinstitucional podem ser obtidas na Resolução do Conselho de Ensino de Graduação nº34, de 14 de abril de 2009, nas páginas 1 e 2 do Boletim da UFMS, neste link.

 

Estudante Especial Portador de Diploma: é a possibilidade de estudante graduado em curso de nível superior, matricular-se em disciplinas isoladas em cursos de graduação da UFMS, com objetivo de complementar ou atualizar os conhecimentos. Os interessados devem observar o disposto na Instrução Normativa da Prograd de nº30/2019.

 

Texto: Ariane Comineti