Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações participa da 71ª Reunião Anual da SBPC

No último dia da programação científica, 26, a 71ª Reunião Anual da Sociedade Científica para o Progresso da Ciência (SBPC) recebeu o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes. Durante a visita ao maior evento científico da América Latina, o ministro astronauta mobilizou mais de 700 participantes e visitantes para sua conferência sobre o MCTIC, no qual destacou a importância da ciência e tecnologia integrada aos demais ministérios.

Primeiramente, Marcos Pontes passou pelos os estandes da Avenida da Ciência, para conhecer um pouco mais do que é produzido cientificamente no âmbito nacional, e em seguida se dirigiu ao Teatro Glauce Rocha para a realização da conferência. Durante a apresentação, relatou sobre a reorganização do ministério, sobre suas funções institucionais e os problemas observados após uma minuciosa análise da sua atual situação. Em relação às problemáticas encontradas, Marcos Pontes ressalta o orçamento incoerente, perda de prestígio e recursos humanos, distância no cotidiano dos brasileiros, quantidade de publicações e consequentemente de inovações, pouca coordenação das organizações e outras questões específicas, como o controle do satélite SGDC-1.

Diante do cenário retratado, Marcos Pontes explicitou algumas prioridades da governança para suprir as questões mencionadas, como reorganizar a estrutura e as atividades integradas de todos os componentes do sistema de CT&I do Brasil, reestruturar, recuperar e otimizar os financiamentos, recursos humanos e nível de orçamento; melhorar o prestígio da pesquisa no país, assim como da telefonia móvel e o acesso à banda larga, e entre outros. “Quando não se tem muito dinheiro, precisa focar em questões mais específicas, como auxiliar na resolução de problemas no Brasil através da C&T”, como afirmou o ministro.  O objetivo principal é utilizar o ministério como uma ferramenta para o desenvolvimento nacional, de forma social e econômica.

O ministro astronauta ainda ressalta que a divulgação da C&T precisa ser intensificada, e justifica a importância de eventos como as Reuniões Anuais da SBPC. “Quando eu vejo um evento como esse, em que traz os alunos da rede pública e toda comunidade em geral para essa Avenida do Ministério, com stands de todas as Unidades de Pesquisa, é muito gratificante. É legal para eles verem o que cada uma faz, porque tem uns que não fazem ideia do que é produzido no país. Esse espanto positivo é muito bom, tipo ‘nossa, nós temos esse negócio no Brasil, podemos criar aquilo lá! ’. Então é mostrar para as pessoas a importância da ciência e tecnologia, abrir para as escolas, para elas começarem a trabalhar isso também. A tecnologia é uma coisa que chama a atenção da garotada. E além disso tudo, ter um espaço de discussão também, como nós fizemos aqui, de apresentar e ouvir ideias. E através de muitas ideias nós temos uma melhora em tomar decisões”

Para o futuro, o MCTIC está empenhado em investir em planos nacionais, como a Internet das Coisas, internet 5G, Cidades Inteligentes e agricultura, indústria e saúde 4.0. E objetiva integrar forças entre os ministérios para que o Brasil esteja entre os 20 países mais inovadores, e promover relações internacionais. Durante o Dia da Família, realizado no domingo, Marcos Pontes visitou novamente os espaços do maior evento da América Latina.

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)

Fotos: Leandro Benites