Mercado Escola será referência em assistência técnica e comercialização para o Brasil

O reitor Marcelo Turine acompanhou na tarde desta terça-feira, 18, o deputado federal Vander Loubet em visita às obras do Mercado Escola, ao lado do ginásio Moreninho, no portão 3 da Cidade Universitária, em Campo Grande.

“O Mercado Escola é estratégico para o agronegócio nosso estado e a UFMS está contribuindo com esse projeto para fortalecer as cooperativas dos pequenos produtores”, disse o reitor. Segundo ele, a parceria com a bancada federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Fapec será um modelo de referência para assistência técnica e comercialização para pequenos produtores do Brasil.

A visita foi acompanhada pela diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Nilde Brun; pelo pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi), Augusto Malheiros; pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes Pereira; e pela gestora técnica do projeto do Mercado Escola, Mirian Coura Aveiro.

“Vejo como fundamental essa integração entre o conhecimento científico e técnico que é produzido nas nossas universidades públicas e as demandas da população, principalmente de comunidades que são carentes de tecnologia. Por isso, acredito no potencial da UFMS e na capacidade que ela tem de transformar a realidade das comunidades que são atendidas por projetos como esse, do Mercado Escola. É importante que esse tipo de ação seja ampliada”, disse o deputado.

Segundo o pró-reitor da Proadi, a visita às instalações do Mercado Escola foi muito importante para mostrar o andamento das obras e verificar o prazo para a sua execução. “A edificação está praticamente pronta, falta agora um grande galpão de aço, que dentro de até quatro meses será finalizado”, explicou.

A diretora da Fapec, Nilde Brun, disse que a visita foi excelente. “A empresa está retomando o ritmo das obras, a estufa já está pronta e a impressão sobre o espaço e o encaminhamento foi muito positivo”, avaliou. Gerenciada pela Fapec, a obra terá 2,5 mil metros quadrados.

A construção do Centro de Estudos e Comercialização da Produção Orgânica e Agroecológica da Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul, o Mercado Escola, tem como objetivo ampliar o acesso e a organização da cadeia produtiva de agricultura familiar pelas famílias atendidas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade (ICTP-UFMS).

No projeto do Mercado Escola, além da comercialização dos produtos, nos boxes de venda que serão montados, o espaço desenvolverá atividades voltadas à educação e pesquisa com intuito de ensinar boas práticas. Na parte superior do prédio, serão instalados laboratórios que subsidiarão estudos para aprimorar as técnicas de cultivo e transformação dos produtos.

Texto: Christiane Reis e Rose Pinheiro

Fotos: Leandro Benites