Menu de transparência abre orçamento e números da UFMS para consulta pública na Internet

Um novo menu intitulado “Transparência” no portal institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) disponibiliza para consultas públicas o orçamento e os números da Instituição. A ação integra a política de transparência adotada pela Administração Central da UFMS.

Os conteúdos disponíveis foram reorganizados e atualizados. A partir dessa nova forma de dispô-los fica mais fácil obter dados quanto ao número de estudantes e servidores, cursos, indicadores sociais, além das informações a respeito da execução orçamentária da universidade. Ao acessar o novo menu o usuário poderá escolher entre duas opções: “UFMS em Números” ou “Execução Orçamentaria”.

O portal tem como principal objetivo proporcionar a abertura de dados na UFMS, buscando o cumprimento dos princípios da publicidade, transparência e eficiência, como também, a difusão de informações produzidas na Universidade, subsidiando a tomada de decisão por parte de gestores públicos e o controle social.

O grande avanço desse projeto é a aba “Execução Orçamentária”, onde consta o detalhamento das receitas e despesas da UFMS. A comunidade acadêmica ou qualquer cidadão poderá acompanhar os gastos com diárias e passagens, os empenhos realizados, prestações de contas, repasses para fundos ou institutos previdenciários, gastos com contratos, entre outras informações orçamentárias e financeiras da universidade.

Com isso, espera-se ampliar o engajamento social nos debates, explica o Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine: “A tendência é que a sociedade e a comunidade acadêmica possa acompanhar mais de perto o que estamos fazendo na UFMS e como gerimos o recurso que recebemos. As informações, na prática, garantem a ampliação das ações de transparência, assim como consolidam nossa abertura para o diálogo, com ética e responsabilidade social”, completa Turine.

O portal de Transparência na área de Execução Orçamentária pode ser acessado diretamente no link: https://proplan.ufms.br/execucao-orcamentaria/