Mais de 200 pessoas participam de congressos na área de saúde

De hoje (2) até dia 7 de dezembro, mais de 200 pessoas participam do 5º Congresso de Genética do Centro-Oeste e o 1º Congresso Interdisciplinar de Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, realizados na Cidade Universitária, pelo Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (PPGSD), com parceria da Sociedade Brasileira de Genética – Regional Centro-Oeste.

Na programação dos congressos estão temas como genética, biologia molecular, utilização de células tronco para tratamentos, medicina esportiva, entre outros que serão tratados em palestras, simpósios, atividades interativas e mais de 20 cursos intensivos.

A abertura foi realizada na manhã de hoje, no auditório Inard Adami. “A união de esforços permitiu a realização de um evento de qualidade, que abarcará temas relacionados à saúde, à genética e à biologia molecular. Esse evento ainda conta com o importante apoio da Universidade Federal da Grande Dourados e apoio da Universidade Católica Dom Bosco e da Sociedade Brasileira de Genética. De maneira interdisciplinar abordaremos diferentes temas e criará um ambiente propício para a discussão e aprendizagem de profissionais críticos, abordando também experiências do mercado, com relatos de clínicas e empresas. Precisamos estreitar as relações com a iniciativa privada, essa é uma barreira que precisamos romper”, destacou o presidente dos congressos e professor da Faculdade de Medicina Rodrigo Juliano Oliveira.

“É uma oportunidade para atualizar conhecimentos, já que teremos temas em diferentes áreas e bastante atuais”, falou a doutoranda Silvia Cordeiro das Neves. Além de acadêmicos do PPGSD, participam professores, pesquisadores, profissionais e estudantes da área da saúde da UFMS e de outras instituições de ensino superior e comunidade em geral. “Muitos temas serão aplicados no nosso dia a dia para prevenir doenças, ter mais saúde, conseguir bons resultados na academia ou no esporte, dentre outros. Assim, é possível afirmar que o nosso evento é de interesse também para a comunidade em geral, aquela que deseja viver e envelhecer com saúde”, comentou Rodrigo, ressaltando que há palestrantes convidados de diferentes regiões do país.

A coordenadora do PPGSD, Alexandra Maria Almeida Carvalho, relembrou o histórico do PPGSD, desde a criação do programa que é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Goiás e apoio da Universidade de Brasília, com o objetivo de fortalecer a pós-graduação na região Centro-Oeste. “Em 2006, foi criado o PPGSD que hoje é avaliado com o conceito 5 e conta com pesquisadores e estudantes que integram grupos de pesquisa de outros programas de pós-graduação da UFMS e de outras instituições do país. Desde então, foram 800 ingressantes no PPGSD, sendo que somente neste ano foram matriculados 205 pós-graduandos”, comentou Alexandra. “O programa é muito grande, contamos com o apoio da Capes, de instituições no exterior, com bolsas, professores visitantes do Brasil e de outros países. Para incrementar a internacionalização, também contamos com bolsa para doutorado sanduíche”, acrescenta. “Agradeço a todas as pessoas, aos gestores, técnicos e docentes que fizeram com que chegássemos até aqui e desejo a todos um ótimo congresso”, conclui.

“É difícil organizar um grande evento, portanto parabenizo a toda a comissão. Nosso empenho será melhorar o que já foi construído na Faculdade de Medicina (Famed)”, disse o professor Marcelo Vilela, diretor da Famed. “A UFMS tem trabalhado arduamente para conseguir desenvolver a instituição no âmbito da pesquisa e incrementar a internacionalização. Precisamos produzir e sermos cada vez mais relevantes na ciência internacional. Sabemos que apenas um conjunto de pessoas qualificadas é que torna possível isso, por isso parabenizo a todos envolvidos nesse eventos e, especialmente, aos pesquisadores e estudantes do PPGSD”, falou a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri. “É muito difícil hoje construir qualquer coisa que não tenha articulação em rede. Neste sentido, a união desses dois congressos, com certeza, produzirá bons frutos. Os temas são fascinantes. Assim que se faz ciência, com muita coragem e articulação e trabalho conjunto”, destacou.

Prêmios – No dia encerramento dos eventos, serão concedidos prêmios que homenagearão profissionais com relevantes contribuições científicas e na área de saúde. Serão homenageados o professor doutor Wilson Ayach, por meio da criação do prêmio Saúde e Sociedade; professor doutor Ricardo Dutra Aydos, por meio da criação do prêmio Tecnologia e Saúde; professora doutora Maria Lucia Ivo, por meio da criação do prêmio Painel em Saúde e Sociedade; e professora Maria de Fátima Cepa Matos, por meio da criação do prêmio Painel em Tecnologia e Saúde. A Sociedade Brasileira de Genética – Regional Centro-Oeste homenageará a doutora Cacilda Borges do Vale por meio do prêmio Geneticista do Centro-Oeste.

Confira a programação dos congressos aqui.

 

Texto: Vanessa Amin e José Câmara (estagiário de Jornalismo)

Fotos: Vanessa Amin