Live debate o desenvolvimento da cultura na infãncia

Neste sábado, 21, às 13h30, será transmitida pelo canal do Campus de Três Lagoas, no Youtube, a live O desenvolvimento cultural na infância de 0 a 3. O evento organizado pelo curso de Pedagogia, visa proporcionar um diálogo entre a abordagem Pikler e a teoria histórico-cultural.

Integrando os eventos em comemoração aos 50 anos do CPTL e do curso de Pedagogia, o debate conta com a palestra da professora Suely Amaral Melo, da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília, estudiosa pesquisadora da abordagem e da teoria em destaque.

Segundo a convidada, discutir a infância de 0 a 3 anos é fundamental quando se pensa na formação de crianças no contexto atual, repleto de informações e possibilidades de desenvolvimento humano. Na live, a pesquisadora vai trabalhar o papel da escola e do professor na formação das crianças para ser um dirigente, independentemente de sua origem, classe, condição social e gênero,

Ela ressalta ainda que pesquisas recentes indicam a necessidade de se pensar sobre como as crianças, desde bebes, são acolhidas, ouvidas e inseridas ao participarem de seus próprios cuidados e na vida que acontece na escola. “As pesquisas nas últimas décadas vieram mostrar que diferente de tudo o que se pensou ao longo da nossa história, os seres humanos não nascem com capacidades, habilidades e aptidões, essas coisas são aprendidas ao longo da vida”, disse.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Regina Aparecida Marques, o objetivo é incentivar o diálogo em torno do desenvolvimento cultural na primeira infância, trazendo o suporte da abordagem Pikler e a teoria Histórico-Cultural, dois grupos de estudos que concebem o ser humano um sujeito sócio-histórico-cultural, ativo na busca de sua autonomia a partir das relações entre outros seres humanos mais experientes

As inscrições poderão ser feitas durante a live e haverá emissão de certificado correspondente à quatro horas para os participantes.

 

Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)