Lançamento oficial da 71ª Reunião Anual da SBPC é realizado na UFMS

Campo Grande sediará, de 21 a 27 de julho de 2019, o maior evento de divulgação científica da América Latina. Com uma expectativa de público de, aproximadamente, 16 mil pessoas, a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) mostrará todo o potencial da ciência sul-mato-grossense e brasileira na Cidade Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, argumentou que além de vitrine científica, a Reunião Anual da SBPC é uma oportunidade para apresentar ao Brasil todos os números, indicadores e características próprias do estado de Mato Grosso do Sul. O reitor reforçou também a importância da participação ativa dos jovens, independentemente da idade. “Nós não queremos um evento com estruturas maravilhosas e enormes sem ter a presença dos jovens, sem poder apresentar as grandes conquistas da ciência sul-mato-grossense e do Brasil. É um sonho muito grande.”

O tema da reunião foi oficializado nesta quarta-feira, 13, em evento de lançamento que reuniu todas as instituições parceiras e contou com a presença do atual presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira. Para 2019, o foco será: “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”, questões que irão envolver diversas áreas do conhecimento, distribuídas em exposições, minicursos, palestras, mesas redondas, conferências, entre outras.

Em 70 anos de existência, é a primeira vez que Mato Grosso do Sul será palco desta grande festa da ciência. Sediar um evento desta magnitude proporcionará um envolvimento com todos os setores da cidade e do estado.

Para o presidente da SBPC, a Reunião Anual é um momento em que todos estarão reunidos para discutir assuntos atuais e de interesse nacional, além de buscar soluções efetivas para as diversas áreas da sociedade. “Nós temos que fazer com que a ciência e a tecnologia sejam um elemento importante para a sociedade, tanto do ponto de vista da produção, da economia, mas também da inovação social, da saúde, do meio ambiente e da educação.”

O secretário de Governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, esteve presente no lançamento oficial e comentou sobre o apoio direto na realização do evento e a expectativa do Governo com a vinda da Reunião Anual. “Não é só um orgulho muito grande para o estado de Mato Grosso do Sul, como é extremamente importante para ajudar no desenvolvimento da nossa economia, da nossa estrutura e da rede de ciência e tecnologia”.

Durante a cerimônia, o novo calouro da UFMS e integrante do projeto Minerva, Eduardo Morel, relatou suas experiências nas Reuniões Anuais e afirmou que foi pela participação que descobriu qual profissão gostaria de seguir. “Naquela Reunião, eu descobri que queria ser cientista e nas outras duas, esse sentimento e essa certeza foram mais fortes. Participar da SBPC, ainda no ensino médio, foi uma experiência magnífica, pois tive o primeiro contato com o universo científico e foi onde descobri o que é ser cientista e o que é a ciência.”

Nos seis dias de reunião, estudantes, pesquisadores e visitantes terão a chance de conhecer o universo da ciência brasileira, numa Programação Científica composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e Sessões de Pôsteres (que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica e o Integra UFMS). Também serão realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas).  O evento será encerrado com mais uma edição do Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

Depois do lançamento, no período da tarde,  uma comitiva da SBPC se reuniu com o governador do Estado Reinaldo Azambuja para apresentar detalhes sobre o evento. A comitiva foi formada pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira; o reitor da UFMS Marcelo Turine; a vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo; o secretário-executivo da Fapec, Rodolfo Vaz;  e os professores da UFMS Ivo Leite e Luciana Montera.

As inscrições para a participação no evento são gratuitas. Para os interessados em submeter trabalhos, frequentar minicurso ou obter o material do evento, haverá uma taxa. Mais informações sobre os prazos e preços, acesse o site da SBPC 2019 [http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/]

Texto: Gustavo Zampieri e JC Costa

Foto: Leandro Benites