Laboratório de Modelagem e Simulação de Sistemas Elétricos é inaugurado

Ontem, dia 17, foi inaugurado o Laboratório de Modelagem e Simulação de Sistemas Elétricos da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng).

O laboratório irá apoiar as pesquisas de utilização de biogás na geração de energia elétrica, projeto desenvolvido pela UFMS em conjunto com outras nove instituições de ensino. “Com esse laboratório nós nos inserimos no circuito nacional de pesquisa de utilização de biogás na geração de energia elétrica e além da conquista da infraestrutura, é também uma conquista de parceiros e pesquisadores que a gente se relacionou durante todos esses anos do projeto”, explica o coordenador, professor Jéferson Ortega.

A busca por eficiência energética em fontes alternativas é um tópico em alta no momento e isto, de acordo com o reitor Marcelo Turine, é o que torna a inauguração ainda mais importante. “Hoje o Brasil e o mundo falam sobre usar fontes alternativas de energia e aqui a gente está mostrando o potencial de projetos inovadores que nós podemos desenvolver junto com empresas para alavancar a área de inovação em sistemas elétricos”.

O projeto é financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que há nove anos o selecionou pelo potencial científico e de inovação, e sua estrutura interinstitucional, como conta a analista Carla Souza. “Em 2010 a Finep selecionou alguns projetos para financiar e esse projeto é em rede, ele tem nove instituições federais envolvidas e ele é muito interessante, pois trata de biogás na parte líquida e na parte sólida também, e a estrutura dele é muito interessante, porque cada universidade trabalha uma parte diferente”.

O espaço do laboratório fica localizado no Setor 3, próximo ao Instituto de Química. Segundo Jéferson, o espaço fornece o conforto e equipamentos necessários para que os acadêmicos possam desenvolver as pesquisas da melhor maneira para bem divulgar a Universidade. “O nosso propósito aqui é fazer com que o aluno se sinta bem e possa produzir e mostrar o potencial dele, e a extensão é o nosso alvo. A gente quer desenvolver produtos que a gente coloque na sociedade e possa mostrar o potencial da Universidade frente à comunidade”.

Texto: Leticia Bueno

Fotos: Leandro Benites