Investigação sobre a Covid-19 terá coletadores de dados com remuneração

Estudantes e profissionais da área da saúde podem se inscrever para participar como coletadores de dados no projeto de pesquisa “Epidemiologia do SARS-Cov-2/Covid-19 em Mato Grosso do Sul: características clínicas, curso clínico e fatores de risco para morbimortalidade”, desenvolvido pela UFMS, com apoio do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, do CNPq e da Fundect.

A coleta de dados será realizada em 76 hospitais de Mato Grosso do Sul que receberam pacientes com Covid-19, sorteados nas quatro macrorregiões de saúde: Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. O objetivo é descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Covid-19 registrados no estado e identificar os fatores associados ao risco de óbito pela doença, além de possíveis problemas de saúde secundários à infecção, ou seja, doenças que as pessoas podem apresentar após terem Covid-19.

“Queremos investigar isso, tentar identificar quais foram as doenças que algumas pessoas apresentaram. A gente sabe que várias pessoas apresentaram algum problema de saúde depois que se curaram da Covid e aí nós queremos tentar identificar quais são essas doenças e elencá-las”, diz o professor Cremildo João Baptista, coordenador da pesquisa.

Inicialmente, a coleta ocorrerá de novembro de 2021 a março de 2022. Haverá capacitação para preparar os participantes para a coleta de dados e remuneração por cada formulário preenchido. Após o levantamento, os pesquisadores da UFMS irão realizar a análise clínico-epidemiológica dos dados adquiridos.

“O que a gente precisa é que a pessoa apresente para nós um determinado número de formulários preenchidos – os formulários serão preenchidos num tablet, a gente vai fornecer um. A pessoa vai levar o tablet e buscar no prontuário do paciente que foi internado com Covid as informações que a gente precisa. Ela vai digitar essas informações e mandar para a gente, então para cada formulário que ela conseguir concluir, ela vai receber uma quantia em dinheiro. Não haverá contato do coletador de dados com pacientes, ele vai entrar em contato apenas com o prontuário do paciente para buscar as informações que a gente precisa”, explica Cremildo.

As inscrições devem ser feitas por este formulário. Pode se inscrever qualquer pessoa que tiver interesse, porém há preferência por profissionais da saúde e estudantes de cursos nas áreas de saúde, como Medicina, Enfermagem e Medicina Veterinária, por exemplo. Também é necessário ter disponibilidade de tempo e de locomoção aos hospitais selecionados.

Texto: Leticia Bueno