Internacionalização será discutida em conferência na próxima semana

Nos dias 26 e 27, será realizada a primeira Conferência de Internacionalização da UFMS. O evento é organizado pela Secretaria de Relações Internacionais (Serin) da Agência de Internacionalização e Inovação. “A ideia é fomentar um debate sobre a internacionalização, como também difundir e comunicar o conhecimento produzido no período de um ano, no seio da instituição universitária”, explica a secretária Lucilene Machado Garcia Arf.

De acordo com a responsável pela Serin, a internacionalização na UFMS está pensada, a partir de seu plano de desenvolvimento internacional, para incluir todas as áreas da gestão universitária, levando em consideração as suas particularidades. “Instituir a internacionalização em toda estrutura da Universidade é um objetivo difícil de alcançar. Então, inicialmente, estamos propondo fortalecer o que já temos e alçar voos mais altos em busca de novas oportunidades”, destaca.

“A internacionalização é um processo transversal atingindo toda a universidade com seus pilares principais: ensino, pesquisa e extensão. E para sua transformação é necessário que o nacional e o internacional se complemente, nunca se excluam. Abrir-se ao mundo é compatível com os mais diversos segmentos da instituição”, acrescenta.

Podem participar da Conferência professores, técnicos, acadêmicos de graduação e pós-graduação, diretores, gestores, ou seja, toda a comunidade universitária. O evento será realizado totalmente on-line, a partir das 13h30m e envolverá, além de representantes dos conselhos e associações que articulam a internacionalidade no Brasil, convidados externos, de diversos países como Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, Portugal, França, representantes do Mercosul, entre outros.

“Vamos discutir a internacionalização não como um fim em si mesma, ou algo passageiro, mas uma discussão baseada no conhecimento, na mundialização da oferta educativa, na preparação de nossos estudantes para serem protagonistas de uma sociedade complexa, dinâmica, global, bem como contribuir para o seu progresso cultural e econômico”, fala Lucilene.

A transmissão da programação será pelo canal da TV UFMS. Os certificados serão disponibilizados para quem assinar a lista durante os dois dias do evento.

“Esta é a primeira conferência desse porte que realizamos neste ano. Organizamos outros eventos, mas são mais restritos. A Conferência é o resultado de todo nosso trabalho em 2021, que, como 2020, foi um ano atípico. Devido à pandemia da Covid-19 as políticas de internacionalização universitária enfrentaram importantes obstáculos, por conta da imobilidade, da rigidez dos processos nas relações internacionais, das decisões tomadas abruptamente, entre outros”, relata Luciene. Ela também ressalta que no primeiro dia do evento, parte da equipe da Serin estará disponível em uma mesa, para esclarecer dúvidas dos estudantes e falar a respeito de mobilidades acadêmicas e dos projetos da UFMS nesta área.

Texto: Vanessa Amin