Inscritos no Vestibular UFMS Digital podem conferir homologação e orientações para treinamento e prova

Foi publicado no portal de Ingresso da UFMS o edital com a homologação das inscrições e com as orientações para a prova, que será realizada no domingo, 14. O documento traz também as informações para o treinamento para acesso à plataforma, que poderá ser feito nos dias 12 e 13 de agosto.

“Os candidatos receberam por e-mail um tutorial com as instruções tanto para a realização do treinamento, como para a realização da prova. Inicialmente, devem acessar este link e criar um usuário na plataforma. Uma hora antes do início do treinamento, a ‘Prova Digital de Treinamento’ estará disponível para realização. É muito importante acessá-la para se preparar com antecedência para a prova oficial que será no dia 14 de agosto”, destacou o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

Esta é a primeira vez que a Universidade realiza um vestibular no formato digital. O pró-reitor ressalta que é um processo inovador. “A realização de uma prova virtual, onde o estudante realiza a prova no seu local, está em consonância com a subjetividade do espaço inerente à modalidade EaD. Embora seja a primeira realização do vestibular neste formato, nos preparamos bastante e em conjunto com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e demais parceiros, estamos certos de que a realização da prova será um sucesso”.

O diretor da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), Hercules da Costa Sandim, apontou que a inovação é a nível nacional. “Fizemos pesquisas, buscamos outras instituições para entender o processo e fizemos parcerias com empresas renomadas que aplicam provas digitais, para que possamos ter um processo com extrema lisura e segurança. A expectativa é que os resultados sejam positivos no sentido das aprovações e preenchimento desses cursos, que são pilotos do programa Reuni Digital”, falou.

No Vestibular UFMS Digital foram ofertadas 1.200 vagas para os cursos de Tecnologia da Informação, Tecnologia em Ciência dos Dados e Tecnologia em Processos Gerenciais. “A quantidade de estudantes inscritos é bastante positiva, foram mais de 2.300 interessados”, informou o pró-reitor.

Treinamento e prova

Nesta sexta-feira e sábado, 12 e 13 de agosto, os candidatos poderão acessar neste link a “Área de provas do candidato”, campo “Prova digital”, para familiarizar-se com o sistema. Na página, encontrarão as instruções sobre a forma de acesso ao ambiente digital e de realização da prova. “O intuito é que os candidatos conheçam todas as funcionalidades da plataforma, se habituem a elas e não tenham nenhuma dificuldade no momento da realização da prova oficial”, reforçou o diretor da Agead.

A avaliação será no domingo, 14 de agosto, às 14h no horário oficial de Brasília e 13h no horário de Mato Grosso do Sul. A prova será composta por 50 questões objetivas e redação.

“Uma hora antes da prova o candidato poderá acessar o sistema. Será preciso cadastrar uma nova senha, diferente da que foi usada na inscrição. Esse cadastro é de extrema importância para que consigamos garantir a segurança do candidato no momento da realização da prova. Dessa forma, assim que o candidato acessar o sistema de provas com seu CPF, e-mail e nova senha cadastrada, já estará na plataforma, então, às 14h no horário de Brasília e 13h no horário de Mato Grosso do Sul, o sistema irá liberar as questões para a realização da prova”, explica o diretor da Agead.

Os candidatos deverão utilizar desktop ou notebook equipados obrigatoriamente com câmera digital. A câmera deverá ficar ligada durante todo o período de realização da avaliação. Durante toda a prova será exibido um cronômetro virtual do tempo e a conclusão da prova, incluindo as respostas às questões e a redação, poderá ser feita em, no mínimo, uma hora, e, no máximo, quatro horas. A partir de iniciada a prova, o candidato não poderá se ausentar do ambiente de prova digital.

A divulgação do gabarito preliminar está prevista para 15 de agosto, os recursos poderão ser enviados nos dias 16 e 17, e o gabarito definitivo está previsto para 24 de agosto. O resultado preliminar e o resultado da redação serão divulgados também no dia 24 e, após o período de recursos, previsto para 25 e 26, o resultado final deve ser divulgado em 8 de setembro, quando deve começar também a matrícula. As aulas terão início em 19 de setembro.

“Caso o candidato tenha algum problema no ato da realização do treinamento ou da prova digital, deve acessar a Central de Atendimento ao Candidato, seja pelo chat on-line disponível no portal www.vunesp.com.br, ou pelo telefone (11) 3874-6300”, lembrou o pró-reitor.

Todas as informações sobre as provas do Vestibular UFMS Digital e demais fases do processo serão divulgados nos editais, no portal de Ingresso

Texto: Ariane Comineti