Inscrições para Mobilidade Acadêmica Internacional na Universidad del Gran Rosario devem ser feitas até dia 27

Estudantes matriculados em cursos de graduação da UFMS podem se cadastrar na pré-seleção para mobilidade acadêmica internacional, na Universidade del Grand Rosario, na Argentina. As inscrições devem ser feitas até dia 27 de maio, por meio do formulário disponível  neste link. Estão sendo oferecidas duas vagas para os cursos regulares da instituição argentina.

Segundo a secretária de Relações Internacionais, da Agência de Internacionalização e Inovação da UFMS, Lucilene Machado, “a mobilidade acadêmica permite que o estudante passe um semestre frequentando uma universidade de outro país, conhecendo novas culturas e estudando em um instituição referência.”

Além de estar matriculado em um curso de graduação, os estudantes interessados precisam cumprir outros pré-requisitos para participar da seleção, entre eles:  ter integralizado, no mínimo, 20% (vinte por cento) e, no máximo, 80% (oitenta por cento) do total da carga horária exigida para seu curso até o período da inscrição; assumir gastos para obtenção do visto argentino de estudante, assim como transporte, hospedagem, alimentação, seguros internacionais de saúde e de vida, inclusive gastos adicionais incorridos pelos cônjuges, dependentes ou ainda possíveis acompanhantes; além de condições econômicas para se manter no país, tendo como valor mínimo o recomendado pelo consulado argenno, dentre outros.

O resultado preliminar da pré-seleção será divulgado no dia 30 de maio, e a mobilidade será realizada entre 22 de agosto e 25 de novembro de 2022.

Todas as informações do edital podem ser conferidas aqui.

Convênio

Em fevereiro de 2022, a UFMS firmou convênio com a Universidad del Gran Rosario. “A universidade nos ofertou vagas em cursos de língua espanhola, em contrapartida oferecemos, por meio da Secretaria de Relações Internacionais, cursos de língua e cultura brasileira. Agora estamos começando um processo de mobilidade presencial que esperamos ampliar nos próximos anos, ” afirma  Lucilene.

Além do intercâmbio de estudantes e professores, que poderá ser tanto presencial quanto virtual, entre as possíveis atividades propiciadas pelo acordo estão o intercâmbio de informações e publicações; o desenvolvimento em conjunto e/ou a possibilidade de participação em cursos, seminários, colóquios ou simpósios; e o desenvolvimento de pesquisas, programas e planos de estudos conjuntos.

Texto: Lúcia Santos