Iniciativa promove cadastramento de laboratórios

Atualmente, mais de 700 laboratórios, oficinas e espaços são utilizados em atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação

Servidores que atuam como responsáveis técnicos de laboratórios na UFMS já podem cadastrar as unidades no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). “O cadastramento dos laboratórios da UFMS vem atender às disposições contidas Resolução n° 270/2022, do Conselho Diretor, que aprovou as normas para criação, implantação e funcionamento dos laboratórios no âmbito da Universidade, sendo assim, sendo uma iniciativa pioneira para que os laboratórios passem a serem registrados no Sigproj da UFMS”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) Maria Lígia Rodrigues Macedo.

A pró-reitora destaca que, de acordo com o PDI 2020-204, a UFMS conta com mais de 700 laboratórios, oficinas e espaços que atendem de formas variadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Importante destacar que o cadastro de laboratórios, inicialmente, cumpre as exigências emanadas pelo Conselho Diretor da UFMS, como também permite, numa única plataforma, o registro e a formação de banco de dados exclusivo, além, de eventualmente, possibilitar que os mesmos sejam beneficiados financeiramente com editais específicos de apoio da UFMS”, destaca.

Os laboratórios podem ser cadastrados nas modalidades ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, empreendedorismo, inovação e/ou sustentabilidade. A iniciativa é resultado de um esforço conjunto da Propp com as Pró-Reitorias de Graduação e Extensão, Cultura e Esporte e Agência de Internacionalização e Inovação. O cadastro pode ser feito em fluxo contínuo até 31 de março de 2024.

“O responsável técnico estar atento aos documentos necessários solicitados no edital. Vale destacar que a proposta passará por análise de uma Comissão Especial, que avaliará as adequações à Resolução n° 270/2022-CD, os objetivos do laboratório e a infraestrutura física do laboratório”, orienta Maria Lígia. Além disso, essa iniciativa possibilitará o cadastro dos laboratórios e equipamentos na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

São necessários: atos administrativos de aprovação da criação do laboratório na unidade e da designação do responsável técnico; relação de servidores – professores e técnicos – vinculados ao laboratório; mapa de risco (modelo indicado pela Agência de Comunicação Social e Científica – Anexo 1 do edital); relação dos equipamentos, com número de patrimônio, e inserção de equipamentos sob guarda da UFMS; regulamentação específica, se necessário e fotos internas e externas do laboratório. Os documentos devem ser anexados em formato PDF, após o preenchimento do formulário on-line.

“O processo de cadastramento do laboratório, é um procedimento simples, sendo necessário a construção de alguns documentos que integrarão a proposta ser submetida”, comenta a pró-reitora. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas junto à Secretaria de Laboratórios de Pesquisa e Inovação da Propp, pelos telefones 3345-7217 ou 7776.

Texto: Vanessa Amin