Importância de se debater o suicídio é tema de palestra realizada a servidores

Foi realizada hoje a palestra Suicídio – Precisamos falar sobre este tema!, ministrada pelo médico Leonardo Fabrício Gomes Soares e pelo psicólogo Tiago Ravanello. A atividade faz parte da programação da campanha Eu Respeito que em setembro celebra a vida.

“Nós estamos no mês do Setembro Amarelo e essa palestra, junto com toda a programação da Eu Respeito, é importante porque a gente trabalha a conscientização para que consigamos identificar no outro se existe algum sinal para que a gente possa cuidar e acolher, acho que esse é o sentido maior para que a gente possa se entender mais e sempre acolher a dor do outro”, afirma a vice-reitora Camila Ítavo.

Leonardo é psiquiatra e abordou os mitos e verdades relacionados ao suicídio

Os palestrantes possuem currículo vasto em experiência sobre o tema. Leonardo é especialista em Psiquiatria e em Atenção Básica em Saúde da Família e mestre com ênfase em Neuropsiquiatria. Tiago é mestre e doutor em Teoria Psicanalítica e pós-doutor em Psicologia Clínica, e também é professor associado da UFMS.

“É sempre importante aproveitarmos o momento do Setembro Amarelo para podermos fazer uma reflexão mais ampla a respeito de saúde mental e das nossas condições de relações humanas, porque durante o tempo corrido do cotidiano e das relações de trabalho, nós acabamos esquecendo de fazer reflexões que seriam muito significativas para a promoção da saúde, da dignidade e dos vínculos sociais comuns”, explica o psicólogo Tiago.

Voltada primeiramente aos professores e técnicos-administrativos da Universidade, a palestra foi uma iniciativa da Divisão de Atenção Integral ao Servidor, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). “Como o próprio nome da palestra diz, a questão do suicídio está em muito destaque na sociedade mundial, então por que não começar a trazer essas pequenas sementinhas para dentro da Universidade, que é um ambiente de educação e formação de pessoas, e mostrar essa iniciativa de valorização da vida, do ser humano?”, diz a pró-reitora Carmem Ortega.

A atividade foi no auditório da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez), na Cidade Universitária, mas houve a transmissão ao vivo para todos os câmpus da instituição. A transmissão foi realizada pela TV UFMS e pode ser acessada no link youtube.com/watch?v=VAkku39bNhQ.

   

Texto: Leticia Bueno