Gestores realizam 12ª Reitoria Itinerante na Faculdade de Medicina

Nesta segunda-feira (11), a Reitoria Itinerante foi realizada no bloco 10 da Faculdade de Medicina. Esta é a 12ª edição do projeto que tem como objetivo aproximar ainda mais a administração central da comunidade acadêmica a fim de conhecer melhor as demandas das unidades. Participaram da reunião, o reitor Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo, pró-reitores, diretores de agências, técnicos da administração central e da Famed, além de acadêmicos e professores do curso de Medicina.

“Gostaria de agradecer a todos que têm ajudado a construir uma nova realidade para a Famed. Hoje temos aproximadamente 900 estudantes na graduação e pós-graduação, inclusive nossos programas são muito bem avaliados pelo Ministério da Educação, ambos têm conceito 5. Também somos fortes no oferecimento de programas de residência em parceria com o Hospital Universitário Maria Pedrossian (Humap)”, falou o diretor da Famed, Wilson Ayach Anache. “Quando assumi a direção, procurei traçar metas e uma delas é referente à adequação da graduação em Medicina às diretrizes curriculares. O curso sempre foi bom, mas precisávamos adequá-lo às novas realidades. Em um primeiro momento fizemos isso sem alterações no currículo, agora, estamos buscando construir uma nova grade de disciplinas que possa estar mais adequada a uma formação voltada para o desenvolvimento de competências e não apenas para o conteúdo”, destacou Ayach.

 Para o reitor, começar a semana já com uma edição do projeto é muito bom. “A Reitoria Itinerante é importante para estabelecer um processo dialógico com as unidades”, disse Turine. Na Cidade Universitária são 16 unidades. “É um prazer trazer toda a administração central para mais perto dos professores, técnicos e alunos. Medicina é um dos cursos mais concorridos da UFMS e conseguimos avanços positivos durante nossa gestão. Um deles foi a entrega desse prédio, uma obra que estava inacabada, e que possui toda infraestrutura necessária para aulas e atividades práticas em laboratórios”, destacou Turine. O reitor também disse que o próximo passo para o curso é fortalecer a graduação. “Para seguirmos com as conquistas, necessitávamos de um alinhamento entre a Famed e O Humap e isso possibilitou melhorarmos ainda mais a formação dos nossos acadêmicos”, falou.

“Hoje é um dia muito importante, pois estamos aqui, no prédio novo da Famed. Foi um desafio para a gestão conseguir finalizar a obra. Agora, professores e alunos podem contar com um espaço adequado para aulas e atividades práticas”, comentou a vice-reitora. O prédio foi entregue pela reitoria em julho deste ano e abriga salas de aula e laboratórios equipados. “Temos dois cursos de Medicina na UFMS, o da Cidade Universitária e o do campus de Três Lagoas. Estamos trabalhando para proporcionar uma formação mais humanizada, que promova a cura além da técnica. Desde o início da gestão, vimos atuando de forma a proporcionar aos dois cursos infraestrutura e recursos humanos adequados para que isso ocorra”, disse Camila.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina, professora Débora Chaves Thomaz, o curso é bastante peculiar e difere em um aspecto, especificamente, dos demais. “Recebemos em média 80 alunos por ano, temos mais de cem professores, porém a grande maioria tem regime de 20 horas, pois dedica-se às atividades da profissão, quer seja em consultórios, clínicas e hospitais. Mas, todos têm se dedicado para compensar o fato de não estarem exclusivamente na área do ensino”, comenta. “Para conseguirmos que a sociedade receba médicos que atendam de forma adequada é importante que todos atuem com responsabilidade. É isso que a gestão da Faculdade vem fazendo. Além disso, hoje, temos uma relação mais estreita com o Humap, ou seja, estamos em processo de evolução e acredito que isso possa fortalecer também a graduação”, pontua Débora.

As acadêmicas do quarto semestre, Laura Minaré e Ana Carla Sena, participaram e aprovaram o projeto Reitoria Itinerante. “É imprescindível que a reitoria saiba o que acontece nas unidades. “Esse olhar mais específico é interessante, pois promove uma melhor compreensão de nossas demandas, bem como o que esperamos em relação ao curso. A coordenação e a direção da Faculdade são ótimas, mas ainda temos algumas coisas a ajustar, em especial, em relação à grade curricular”, falou Laura. Ana Carla participou como representante do centro acadêmico e disse que o projeto é interessante, pois por meio dele é possível sabermos o que a reitoria pretende fazer nos próximos anos.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: JC Costa