Frascos de álcool vazios podem ser devolvidos à Universidade

Desde o final de março professores, técnicos, estudantes e voluntários produzem álcool líquido e glicerinado no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan). A produção, realizada com doações de instituições, empresas e pessoas físicas, tem sido destinada a hospitais e unidades de enfrentamento à Covid-19 e de atendimento à sociedade, entre outras.

A equipe da Universidade segue produzindo o álcool e agora recebe os frascos vazios para reutilização. De acordo com a professora Nájla Kassab que atua no LTF, podem ser devolvidos os frascos de cinco litros que foram entregues pela UFMS. “Isso porque as normas de fabricação permitem que apenas estes sejam reabastecidos. Mas outras empresas, instituições e pessoas da comunidade que tenham interesse, podem fazer doações de frascos novos de qualquer volume”, disse.

Em Campo Grande servidores da Facfan e instituições externas à UFMS podem devolver os frascos no LTF, onde eles foram retirados. A devolução de outras unidades da Cidade Universitária e dos câmpus deve ser feita via direção e Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi). Os telefones para contato são (67) 3345-3502 / 3345-3525.

Ao todo já foram produzidos no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Facfan/UFMS cerca de 4.700 litros de álcool glicerinado 80% e em torno de 8.000 litros de álcool líquido 70%. Entre as instituições e pessoas que já doaram recursos e materiais para a produção estão unidades da UFMS, como o Instituto de Biociências e a Faculdade de Odontologia, a Amamsul e a Polícia Rodoviária Federal.

A Universidade conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Pesquisa (Fapec) para o recebimento das doações e também para a rotulação especial dos frascos.

 

 

 

Texto: Ariane Comineti