Fórum de Coordenadores da Pós-Graduação discute estratégias para 2021

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) realizou na tarde de hoje (15) o 7º Fórum de Coordenadores e o primeiro deste ano para discutir as estratégias de fortalecimento para os programas em 2021. Com a participação de 50 pessoas, o fórum tem como objetivo estreitar as relações entre a pró-reitoria e os programas, favorecer o compartilhamento de iniciativas entre os cursos e ampliar o entendimento sobre as ações da Administração.

A pró-reitora Maria Ligia Rodrigues Macedo apresentou a nova estrutura da Propp, com as mudanças de nomenclatura, e o planejamento para 2021, explicando as ações e as metas para este ano. “A proposta é manter o diálogo aberto com as coordenações e encontrar soluções de forma conjunta”, explicou.

Durante a reunião, foram apresentados resultados da Avaliação Institucional 2020. Entre os tópicos avaliados, os estudantes apontaram o corpo docente como o ponto forte da pós-graduação e avaliaram o Ensino Remoto de Emergência de forma positiva. Nas quatro perguntas específicas, as médias ficaram entre 3,62 e 3,83 dos dois semestres de 2020, num escopo de 0 a 5. Os estudantes não apontaram fragilidades em 2020.

Também foram apresentadas as oportunidades da Agência de Comunicação Social e Científica para divulgação das atividades da pós-graduação e pesquisa, como a Revista Candil, os editais da Editora UFMS para publicação de livros eletrônicos, os programas da Rádio Educativa UFMS 99.9 e da TV UFMS e as áreas de Notícias e de Extensão & Pesquisa do Portal UFMS, entre outras. Além disso, foram discutidas as ações da Editora UFMS para o fortalecimento dos periódicos da Universidade.

Ao final, foram criados grupos de trabalho para estudo do regimento,  para a Avaliação Institucional, e para a elaboração de editais  para os cursos de pós-graduação.

Texto: Rose Pinheiro