Fapec faz a doação de 15 trocadores para a Universidade

A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) entregou ontem, dia 8, 15 trocadores para a Universidade. Os equipamentos serão instalados em banheiros familiares em todos os câmpus e na Cidade Universitária. A necessidade foi apontada pela Avaliação Institucional e será atendida com a doação pela Fapec.

“Esse é um momento muito importante e muito feliz porque vamos conseguir atender um sonho da nossa comunidade”, reforçou o reitor Marcelo Turine. A vice-reitora Camila Ítavo também destacou a alegria de receber os equipamentos.  “A parceria com a Fapec é fundamental para apresentar soluções que impactam na vida das famílias da UFMS e facilitam o dia a dia na Universidade. Juntos construímos um ambiente cada vez mais acolhedor”, disse.

“A entrega dos trocadores atende uma demanda da comunidade acadêmica, das mães que por vezes precisam estar com seus filhos na Universidade. Fizemos um levantamento dos produtos, da qualidade e dos preços e compramos 15 trocadores. Nove ficarão nos câmpus da UFMS e seis na Cidade Universitária. Este é o nosso papel, de contribuir e atender às demandas da Universidade”, disse a diretora presidente da Fapec, Nilde Brun.

Segundo o pró-reitor da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto, os trocadores atendem a solicitações da comunidade acadêmica identificadas também por meio da Avaliação Institucional. “Esta é uma demanda de estudantes e servidoras que são mães e precisam trazer periodicamente seus filhos pequenos para a Universidade, e nesse tempo que passam no local precisam trocar seus filhos e cuidar deles. A importância desses equipamentos é permitir que as mães possam ter a tranquilidade, conforto e acessibilidade de ter um local apropriado para trocar seus filhos”.

“Atender às solicitações advindas da Avaliação Institucional, acaba sendo um direcionador das nossas ações. Além de ouvir as demandas da comunidade acadêmica, também os requisitos e normativas legais da avaliação, conseguimos construir um ambiente melhor, mais seguro e mais confortável para que as atividades sejam realizadas. Sejam elas de ensino, pesquisa, extensão ou administrativas”, enfatiza a diretora de Avaliação Institucional, Caroline Spanhol.

O trocador, que tem um custo aproximado de R$ 1,5 mil, é feito de um material plástico bem resistente, dobrável, que em sua base há um local apropriado para a troca de fraldas, além de ter local para acondicionamento de fraldas e gancho para pendurar bolsas, roupas e outros objetos pessoais da mãe ou do bebê.

Texto: Lidiane Antunes (estagiária de Jornalismo)

Fotos: Leandro Benites