Faed exibe série Crisálida em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos

A Faculdade de Educação (Faed) exibe, nesta semana, a série Crisálida em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos – 26 de setembro. O evento é direcionado à comunidade acadêmica e também a pessoas surdas, profissionais, amigos e familiares com idade mínima de 14 anos.

A série Crisálida é a primeira de o gênero ficção bilíngue, ou seja, em Libras e português, produzida no Brasil. “Num universo onde o som não existe, jovens surdos enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada apenas para ouvintes”, consta na sinopse da série que retrata situações familiares, sociais e psicológicas vividas por surdos. “A Série Crisálida cruza narrativas e personagens evidenciando como o contato com a língua de sinais é o agente transformador dos envolvidos num universo visual. Ousada, emprega uma linguagem bilíngue no conteúdo ficcional de entretenimento e promete modificar a tradicional percepção sobre os surdos, que segundo o IBGE (2010), somam cerca de 9,7 milhões no Brasil”, diz a sinopse. A série foi criada por Alessandra da Rosa Pinho e dirigida por Serginho Melo, em Florianópolis, SC, por meio de uma parceria entre a Arapy Produções, Raça Livre Produções e TVi Televisão e Cinema.

Comemorado anualmente, o Dia Nacional dos Surdos foi instituído pelo decreto Lei 11.796, de 29 de outubro de 2008, com o objetivo de desenvolver reflexões sobre os direitos e a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. A data homenageia a fundação da primeira escola de surdos do Brasil no Rio de Janeiro, em 1857, conhecida hoje como Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Saiba mais sobre a série no trailer abaixo.

Texto: Vanessa Amin (com informações Faed/UFMS)