Exposição itinerante UFMS Além dos Olhos chega em Naviraí e Paranaíba

Depois de passar por quatro câmpus e a Cidade Universitária, a exposição itinerante UFMS Além dos Olhos está esta semana nos câmpus de Naviraí e Paranaíba. Até o final de novembro, a comunidade universitária pode conhecer as 14 fotos que contemplarão o Calendário Institucional 2022 em Chapadão do Sul, Nova Andradina e Coxim. No final do mês, a exposição também retorna para a Cidade Universitária.

Organizada pela Agência de Comunicação Social e Científica, a exposição integra o projeto de cultura com o objetivo de valorizar os talentos na UFMS e promover a arte da fotografia. A proposta nasceu com o concurso fotográfico, que desde 2017 escolhe 14 fotos para estampar o calendário institucional de mesa distribuído para todos os servidores e disponível na página da Agecom.

Em Corumbá, a exposição de fotografias foi recebida com grande satisfação no Campus do Pantanal. “Foi uma oportunidade de trazer vivacidade visual ao campus. Fotografias interessantes com apanhados únicos que expressam várias nuances e aspectos que por vezes passam desapercebidos aos olhares cotidianos, uma ideia muito boa que, em tempos de pandemia, creio ter surtido efeito positivo. Parabéns à equipe!”, relatou o coordenador administrativo Denilson Almeida dos Santos.

Já em Paranaíba, a exposição gerou curiosidade entre os servidores que estão trabalhando presencialmente. “É muito bacana, parabéns! Temos que ter mais ações desse tipo, principalmente nas cidades do interior do Estado que carecem muito de ações culturais”, disse o diretor Wesley Ricardo Freitas. Pelo segundo ano consecutivo, o professor Dalton de Sousa teve sua fotografia escolhida para estampar o calendário institucional. Em 2022, a foto é intitulada Cowboy na primeira caminhada UFMS. “Uma alegria ter uma das minhas fotos no calendário do próximo ano. Já tive uma experiência no ano anterior, quando tive uma foto que foi para o calendário. Essa agora foi uma foto que tirei do meu cachorro na primeira caminhada nos câmpus da UFMS”, relatou. O professor acrescentou que não é um fotógrafo, mas que admira a fotografia e gosta de registrar momentos especiais, e, por isso, ter a sua foto no calendário novamente é gratificante.

Exposição já passou por Aquidauana, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas

“Para nós a exposição foi uma experiência muito boa. Podemos conhecer um pouco do contexto no qual as fotos foram produzidas e perceber como este tipo de ação aumenta o sentimento de pertencimento à UFMS na medida em que nossos ‘fotógrafos de plantão’ conseguem contribuir. A participação na elaboração do calendário também foi inspiradora no sentido de criar expectativas de que, para o próximo ano, tenhamos fotos enviadas pelo campus sendo selecionadas para o calendário de 2023”, completou a diretora do Campus de Aquidauana (Cpaq), Ana Graziele Lourenço. “A diretora amou, os servidores que viram amaram. Acredito que ano que vem com o retorno presencial essa exposição será um sucesso”, disse a servidora Renata Gehre de Oliveira Alviço. Além dos servidores, estudantes que frequentaram as atividades presenciais também tiveram acesso às fotos.

O diretor do Campus de Ponta Porã (CPPP), Leonardo Souza Silva, recebeu a exposição no dia 26 de outubro e ficou tão motivado com o projeto que participou do workshop de fotografia realizado na semana do Festival Mais Cultura. “A experiência tem sido muito boa. Mas quem está aqui e viu ficou encantado com as fotos”, disse. “A beleza da nossa paisagem e universidade são consenso sempre que recebemos pesquisadores de outros estados, seja o pôr-do-sol, seja algum marco como o Sou UFMS ou as belezas naturais como as capivaras. Então a possibilidade de poder aprimorar esse registro é extremamente interessante e isso motivou a minha participação no workshop de fotografia”, relatou. Para ele, a exposição itinerante contribui como forma de criar uma identificação com o sentimento de pertencimento à Universidade incluindo a valorização e orgulho de ser UFMS.

A exposição também esteve presente no Campus de Três Lagoas (CPTL). O diretor Osmar Jesus Macedo prestigiou a exposição e gostou muito do que viu. “São fotos muito boas e que mostram a capacidade artística dos fotógrafos. Sou matemático, minha visão em fotos se restringe a beleza, enquadramento, nitidez e expressão”, acrescentou.

Cronograma das próximas semanas:

– 16 a 19 de novembro: Câmpus de Chapadão do Sul e de Nova Andradina.

– 23 a 26 de novembro: Campus de Coxim e Cidade Universitária

Texto: Lizandra Rocha (bolsista do projeto cultural UFMS Além dos Olhos)