Eventos na UFMS trazem relatos de experiências e debates na área da saúde

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro a UFMS sediará o “Seminário de Interprofissionalidade: Debate sobre experiências no ensino e nos serviços” e o “1º Encontro Nacional da Rede ‘Observatório Microvetorial de Políticas Públicas em Saúde e Educação em Saúde’”. A programação conta com relatos de experiências, palestras e debates.

O Seminário de Interprofissionalidade será na manhã do dia 18, no auditório da SEDFOR, das 8h30 às 11h30, e faz parte de um projeto da Rede Unida, OPAS e Ministério da Saúde. De acordo com a professora Mara Lisiane, do Instituto Integrado de Saúde (INISA), a interprofissionalidade é um assunto bastante em voga por conta do atendimento realizado em equipe na rede de saúde.

“Apesar das formações específicas de cada profissional a atuação será sempre conjunta por isso é importante discutirmos e promovermos o hábito das interrelações. Serão quatro relatos de experiências nesse sentido, que foram/são realizadas tanto no ensino quanto nos serviços. Além das experiências da UFMS teremos relatos do trabalho na Secretaria de Saúde do Município e da Universidade Federal de São Paulo”, explica. O moderador será Emerson Elias Merhy.

O 1° Encontro Nacional da Rede tem início na tarde do dia 18, no auditório da SEDFOR, às 14h, e contará com a presença de pesquisadores de todo o País. Além da discussão de temas relacionados à rede como uma nova perspectiva na análise das políticas públicas em saúde, serão debatidas em pequenos grupos as pesquisas que estão sendo desenvolvidas pela Rede, as vivências dos Observatórios.

.

.A rede “Observatório Microvetorial de Políticas Públicas em Saúde e Educação em Saúde” foi forjada a partir de um projeto submetido ao CNPq, aprovado em 2013. Atualmente fazem parte da Rede 19 Observatórios, instituídos nas seguintes instituições e locais: UFMS, Fiocruz Mato Grosso do Sul, UFRJ Rio de Janeiro, UFRJ Macaé, Unicamp, USP, UFF, UFMS, UFRN, UFMG, UFPB, UEL, UERJ, UNIRIO, Petrolina, Vitória e Belém. O objetivo da rede é contribuir para proposição e implementação de estratégias de avaliação das políticas públicas em saúde e educação em saúde, explorando uma nova perspectiva na análise das políticas em saúde.

.

Confira mais informações sobre a rede:

Download (DOCX, 15KB)