Evento on-line busca conscientizar sobre respeito a pessoas com deficiência

Amanhã, às 9h30, será realizada a live “Convivendo com as diferenças”, organizada pela Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas (Diaaf) da UFMS para integrar a programação da campanha Eu Respeito de novembro.

O objetivo da transmissão, realizada pelo YouTube da TV UFMS, é conscientizar o maior número de pessoas sobre a melhor maneira de agir com pessoas com deficiência, promovendo assim uma relação de equidade e respeito entre a comunidade universitária.

O ministrante da palestra será Vanderlei Rodrigues, servidor cego da Diaaf que possui o projeto “Tenho um colega com deficiência. E agora?”. As apresentações do projeto eram realizadas presencialmente para os cursos da Universidade e, como o tema da Eu Respeito deste mês é a pessoa – com foco na saúde, inclusão e cultura -, Vanderlei irá apresentar-se de maneira on-line, respeitando as normas de distanciamento social.

André Aguirre do Amaral é um dos intérpretes de Libras da Diaaf e irá mediar a palestra. Para ele, é importante trabalhar a conscientização das pessoas de modo constante. “É sempre necessário chamar a atenção para as diferenças e com isso despertamos uma reflexão sobre como estamos agindo para respeitar isso em nosso semelhante”, comenta.

A pandemia também levantou uma outra ótica a ser trabalhada pelo projeto: como esse momento atingiu as pessoas com deficiência?. A pergunta fomenta o debate da live.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno