Evento na Cidade Universitária abordará representações

Com o tema “Representação: variações de um conceito” será realizado na Cidade Universitária, entre os dias 24 e 26 de junho, o “2° Encontro Internacional do Grupo de Estudos Democráticos”. O evento é aberto à comunidade e será no Complexo Multiuso.

O objetivo é explorar as relações teóricas e práticas entre diferentes modelos de democracia, com vistas a uma nova combinação que possa contribuir para uma redefinição do paradigma democrático oferecendo novos impulsos para o futuro. Os interessados podem se inscrever neste link e haverá emissão de certificado.

Na programação estão palestras sobre a vontade do povo e a autoridade de representação, a ser proferida por Dario Castiglione, da Exeter University; e sobre a legitimação por constituição e a representação por tribunais, a ser proferida por Alessandro Ferrara, da University of Rome, Tor Vergata, entre outras. Outros palestrantes confirmados são: Marta Nunes da Costa e Ricardo Pereira de Melo, da UFMS; Ester Heuser, da Unioeste; e Helena Esser dos Reis, da Universidade Federal de Goiás.

O Grupo de Pesquisa “Estudos Democráticos” é acolhido pela UFMS e coordenado pela professora Marta Rios Alves Nunes da Costa. O objetivo é dedicar-se exclusivamente ao tema da democracia e seus desdobramentos, com projetos que articulem as perspectivas da teoria política com a filosofia política, ética, ciência política, sociologia, direito e psicologia, no que tange à articulação entre teorias e práticas democráticas e à comparação entre diferentes modelos e instanciações.

Mais informações sobre o evento e a programação completa podem ser obtidas no site: http://www.estudosdemocraticos.com.br/ ou por meio deste perfil.

Texto: Ariane Comineti