Evento de conscientização terá drive-thru da reciclagem e oficinas

Nesta quinta, sexta e sábado, 3, 4 e 5 de junho, Campo Grande irá sediar o 3º Drive-thru da Reciclagem com o tema “Educação e sustentabilidade”. O evento, que visa à arrecadação de materiais para o descarte correto, tem como objetivo também a conscientização da população para a separação e reciclagem por meio de oficinas virtuais.

A realização é da Du Bem, que promove cursos, produtos e serviços sustentáveis, com o apoio de outras instituições como a Prefeitura de Campo Grande, Instituto Lixo Zero Brasil e a UFMS. “A Universidade está focada em ações de governança, inovação e sustentabilidade, tendo o crescimento sustentável do país em sua missão e dentre seus valores. Para isso tem incorporado cada vez mais estratégias, ideias, atitudes e ações responsáveis nas dimensões econômicas, social, ambiental, cultural e institucional. Assim a participação e apoio no evento são muito importantes”, explicou o diretor da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável (Dides), Leonardo Chaves de Carvalho.

A ação faz parte da campanha Eu Respeito, que em junho está voltada ao meio ambiente. “Para esta terceira edição do evento esperamos uma grande adesão da população. O intuito é conscientizar o maior número de pessoas para que o descarte correto seja um hábito diário, para que realmente seja uma mudança no estilo de vida”, destacou a professora Karina Ocampo Righi Cavallaro, uma das coordenadoras do evento.

Reciclagem e outras ações

O drive-thru irá funcionar das 9h às 18h nos altos da Avenida Afonso Pena, ao lado do Aquário do Pantanal. Poderão ser entregues os seguintes materiais: papel, papelão, latas de alumínio, sucata de ferro, lâmpadas, pilhas, baterias, medicamentos vencidos, vidros, eletrônicos, óleo de cozinha usado e tecidos. “Esta ação contempla três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU): o de número quatro, referente à educação de qualidade; o de número seis, referente à água potável e saneamento e o de número 12, referente ao consumo e produção responsáveis”, apontou o diretor da Dides.

Além do recebimento dos materiais, outras atividades serão realizadas no local. “Serão diversos ambientes, além do drive-thru, teremos um ambiente para serviços, onde terão produtos e serviços de empreendedores sustentáveis do nosso município; haverá um espaço para doações, onde poderão ser entregues calçados, roupas, móveis, brinquedos, que serão destinados a instituições de Campo Grande; um ambiente para fazermos a entrega de mudas de plantas aos interessados e outro relacionado à educação, onde teremos uma programação híbrida com oficinas gravadas e oficinas realizadas ao vivo que serão também transmitidas pelo canal no Youtube da Semana Lixo Zero”, explicou Karina.

Edições anteriores

Em 2020 foram realizadas duas edições do drive-thru para reciclagem, em outubro e dezembro. “Foram eventos de grande valia. Ao todo foram recolhidos cerca de oito toneladas de resíduos que tiveram o descarte correto, assim podemos estimar que foram preservados cerca de seis milhões e 700 mil litros de água com esse descarte correto. Além disso, nessas primeiras edições foram plantadas cerca de 1.600 árvores frutíferas, contribuindo também com o meio ambiente”, lembrou a professora.

Mais informações sobre o drive-thru e demais ações podem ser obtidas na página da Du Bem: @dubem_sustentavel.

Texto: Ariane Comineti