Estudantes têm nova oportunidade para inscrição em curso sobre formatação de trabalhos

Os desafios de um estudante ao ingressar em cursos de graduação ou pós-graduação são muitos. Entre eles, está o de formatar trabalhos acadêmicos que obedecem a critérios específicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Para auxiliar estudantes da UFMS e de outras instituições de ensino, será oferecido novamente o curso MS Word para Acadêmicos.

“Foram quase 2,9 mil inscritos, um resultado bastante positivo na primeira iniciativa, por isso abrimos as inscrições novamente”, conta Eduardo Figueiredo, servidor da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead) e doutor em Educação, com ênfase em tecnologias educacionais. Eduardo é o responsável pelo curso e conta que há quase 30 anos tem ministrado oficinas na Universidade sobre o MS Word em diversos cursos. “A maioria dos recursos para a formatação acadêmica já existem desde as primeiras versões do programa. O MS Word é aparentemente intuitivo, mas não tanto assim. A interface inaugurada em 2007 ajudou a popularizar os estilos, que ficaram mais visíveis ao usuário, porém, mesmo assim, são pouco aproveitados”, destaca Eduardo.

Durante o curso, são ensinadas técnicas de formatação de documentos impressos e digitais, seguindo as normas da ABNT. De acordo com Eduardo, o curso foi produzido em 2018 em caráter de teste para a plataforma Moodle da Sead. “Para produção do curso contamos com o apoio das equipes de produção audiovisual e de desenvolvimento da plataforma Moodle da Sead”, conta.

Eduardo explica que o curso, além de ensinar a utilização dos estilos, essenciais para a criação de sumários, também ensina a construir bibliografia, ou referências bibliográficas, de acordo com o padrão ABNT e de forma automática, uma vez que o MS Word possui um módulo construtor de bibliografias. “O grande pesadelo de estudantes, tanto da graduação como pós-graduação, é a construção das referências bibliográficas. Utilizando as técnicas ensinadas durante o curso, esse drama simplesmente desaparece. São muitas dicas interessantes que vão simplificar a construção dos documentos acadêmicos perfeitamente formatados no MS Word”, afirma Figueiredo.

Para participar é necessário efetuar inscrição gratuita, clicando aqui. O prazo para se inscrever começa na próxima segunda-feira, 14, e termina no dia 30. Não há limite de vagas. O curso tem carga horária de 16 horas e ficará disponível no ambiente virtual até o dia 5 de dezembro. O estudante precisa, porém, ter computador ou equipamento eletrônico equivalente e acesso à internet para acompanhar as aulas. O curso será conduzido pela Divisão de Formação de Professores (Difor) e o certificado digital ao final das atividades será concedido pela Coordenadoria Escola de Extensão da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (CEE/Proece).

Live

Nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), será realizada uma live para os que já estão participando do curso. “Vamos falar sobre a origem do curso, dúvidas, histórias curiosas, novos projetos de cursos e muito mais”, conta Eduardo. Participam da live a chefe da Difor Carla Regina Mariano da Silva, a coordenadora da CEE Caroline Spanhol e o pró-reitor da Proece Marcelo Fernandes. Para participar basta clicar aqui.

Mais informações e dúvidas

O curso integra uma das ações de extensão aprovadas no edital de projetos, ações e ideias de enfrentamento à Covid-19, lançado no início do ano pela UFMS. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails difor.proece@ufms.br ou word.para.academicos@gmail.com.

 

Texto: Vanessa Amin