Estudantes que recebem auxílios estudantis devem realizar recadastramento

Está aberto até 31 de janeiro de 2022 o recadastramento para estudantes da UFMS que recebem os auxílios Permanência, Moradia, Creche e Alimentação. A ação é necessária para que os beneficiários do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) confirmem sua elegibilidade e sigam recebendo os auxílios no primeiro semestre de 2022.

“É uma exigência que o Ministério da Educação (Mec) e outros órgãos de controle estaduais e federais fazem para que os auxílios contemplem os estudantes que realmente estejam em vulnerabilidade socioeconômica. É importante que todos se atentem aos documentos específicos exigidos para cada auxílio”, destacou o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Albert Schiaveto de Souza.

O edital com todas as informações está neste link, no site da Proaes. Segundo o pró-reitor, um documento que todos devem apresentar é a Folha Resumo do CadÚnico, que pode ser obtida nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), presentes em todas as cidades. “Nossa sugestão é que o estudante não deixe para fazer o recadastramento na última hora, porque existe um prazo para que o Cras possa emitir esse documento. Ainda temos dois meses para que possam buscar toda a documentação”, destacou.

Além dos auxílios já mencionados, outro benefício que os estudantes podem acessar é o subsídio para a alimentação nos Restaurantes Universitários (Rus). “Até o momento utilizávamos a autodeclaração do estudante para o cadastro, mas por conta dessa exigência do Mec será necessária a Folha Resumo do CadÚnico. Estamos prevendo que os RUs voltem a funcionar em 2022. Se o estudante não fizer o recadastramento, infelizmente irá perder o auxílio de assistência estudantil ou não poderá receber o subsídio para alimentação nos RUs”, afirmou o pró-reitor.

Passo a passo para o recadastramento

Primeiro, o estudante que recebe algum dos auxílios estudantis deve atualizar seu “perfil acadêmico” no Sistema Acadêmico (Siscad) ou no Sistema de Gestão de Pós-Graduação (Sigpos), inserindo nele a Folha Resumo do CadÚnico. Em seguida, os documentos de comprovação indicados no edital deverão ser anexados eletronicamente no site seleção.

Atualmente cerca de 2.500 estudantes da Universidade recebem os auxílios e deverão realizar o recadastramento. Todas as informações sobre o procedimento e demais atualizações serão publicadas no site da Proaes.

 

 

 

Texto: Ariane Comineti