Estudantes podem participar de seleção para auxílio apoio pedagógico a pessoas com deficiência

Acadêmicos de graduação regularmente matriculados em quaisquer cursos presenciais da Universidade têm até 25 de setembro para se inscreverem no processo seletivo de apoio educacional a estudantes com deficiência. São seis vagas na Cidade Universitária, três no Câmpus de Aquidauana, três no Câmpus do Pantanal e 20 para o cadastro reserva, abrangendo todas as unidades e de acordo com a necessidade de cada uma.  Os selecionados irão ajudar nas atividades pedagógicas e receberão um auxílio mensal no valor de R$ 400.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Educacionais, Albert Schiaveto de Souza, o processo seletivo se dará em três etapas. “A primeira é uma análise dos critérios estabelecidos no item 6 do edital, ou seja, documentos que o estudante tem que apresentar.  A segunda etapa é a análise de uma carta de intenção que deve ser entregue, e a terceira etapa é uma entrevista que pode ser de forma remota para os estudantes dos Câmpus, e de forma presencial para os estudantes da Cidade Universitária”.

Os candidatos devem ter 12 horas semanais disponíveis para a realização das atividades e os selecionados receberão treinamento específico para atuação junto ao estudante com deficiência.

O recurso financeiro para pagamento dos auxílios será proveniente do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regulamentado pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, contribuindo para o acesso, permanência e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

“Eu convido os estudantes a participarem deste edital, para que possam ajudar a criar as melhores condições de estudo para os nossos estudantes com deficiência da Instituição”, finaliza o pró-reitor.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo endereço eletrônico: selecao.ufms.br. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital:

EDITAL (PROAES_RTR) n 72, de 20-09-2022.

 

Texto: Crislaine Oliveira