Estudantes do curso de Biologia participam de ação mundial de avistamento de aves

O dia 14 de maio é dedicado ao avistamento de aves em todo o planeta. O Global Big Day 2022 é um evento em que os observadores de pássaros de todos os cantos do mundo se empenham em fotografar o maior número de espécies em 24 horas.

Grupo de estudantes do curso de Biologia, sob supervisão do professor do Inbio, Rudi Laps

Na Cidade Universitária, um grupo de estudantes, sob supervisão do professor do Instituto de Biociências (Inbio) Rudi Laps participou da iniciativa. Segundo ele, a UFMS, por abrigar áreas naturais com uma grande diversidade de pássaros, é um local propício para a atividade no dia de hoje. “O Big Day valoriza o nosso Câmpus e é muito interessante para o aluno ver como é rica a nossa biodiversidade. E também, é muito valioso para que as pessoas percebam a importância da UFMS e dessa área verde maravilhosa que a gente tem aqui.  É um dia em que a gente mostra a nossa diversidade. Algumas aves a gente só encontra aqui”.

Nas primeiras horas do dia, a equipe já havia contabilizado cerca de 40 espécies de pássaros avistadas na região do Lago do Amor. “Em todo o planeta, os participantes avistam as aves, fotografam e lançam em um aplicativo específico para a data. É um evento muito importante para o meio científico, porque com estas imagens podemos identificar onde estão e como estão as espécies, e para os estudantes que participam, hoje, aqui conosco é um campo novo. Eu tenho visto que eles estão encantados e, a partir deste evento, estão vendo as aves de uma outra forma. Esse lugar [Mato Grosso do Sul] é maravilhoso! Eu estou há 11 anos aqui e eu ainda sou encantado.”

Samuel Pereira é estudante do 7º semestre de Biologia. Para ele, o Global Big Day “é uma ótima oportunidade, pois o evento une a Ecologia e a preservação das espécies”.

Lucas Ribas Casanova, estudante do 3º semestre do curso, fotografou as espécies junto ao grupo. Ele explica que a ação é uma oportunidade para aprender e estar mais próximo da natureza. “É uma área que eu gosto muito e essa ação de hoje aumenta muito mais o contato que a gente tem com a natureza, porque normalmente a gente só fica na ‘floresta de concreto’, e além de nos estimular, é uma forma relaxante de passar o dia.”

Os estudantes avistaram cerca de 40 espécies de aves nas primeiras horas do dia

Ao final do dia, é feita a contagem de espécies avistadas. Em anos anteriores, o número de aves observadas chegou a 68, apenas na Cidade Universitária, segundo o professor Rudi Laps.

Global Big Day

O evento, organizado anualmente, desde 2015, pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, tem alcançado números cada vez maiores a cada edição. No Global Big Day realizado no ano passado, Mato Grosso do Sul registrou um recorde local de observação desde a criação desse formato de evento. Foram 259 espécies registradas pelos observadores sul-mato-grossenses e até um registro novo de ave para o estado: a saíra-preciosa, avistada no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, região sul do estado.

 

 

 

 

 

 

Texto: Crislaine Oliveira

Fotos: Crislaine Oliveira, Marcelo Calazans e Lucas Casanova