Estudantes de sete cursos colam grau em solenidade on-line

Foi realizada hoje, 1, a solenidade on-line de colação de grau das faculdades de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan), Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez) e do Instituto de Biociências (Inbio).

Estudantes dos cursos de Farmácia, Nutrição, Tecnologia de Alimentos, Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciências Biológicas concluíram a graduação nesta quinta-feira. O reitor Marcelo Turine os desejou muita felicidade em sua trajetória profissional, ao lhe conferirem os títulos de bacharéis, técnicos e licenciados.

Em seu discurso, Giovanna focou nas lembranças boas e no sentimento de gratidão

Giovanna de Carvalho Chaves foi a oradora e brincou sobre a dificuldade de resumir em um discurso de três minutos toda a vivência universitária, e agradeceu aos professores, servidores, familiares e à Universidade como um todo. “Eu também agradecer à sociedade, porque estamos cientes que nosso ensino público não foi de graça e vocês contribuíram para a nossa formação”, acrescentou.

A diretora da Facfan, Maria Lígia Rodrigues Macedo, ressaltou o desejo para que os concluintes sigam o juramento que fizeram nesta noite e afirmou que eles estão preparados para o mercado de trabalho e, por mais que haja dificuldades, para que eles se lembrem que foram formados pela maior e melhor universidade do Mato Grosso do Sul. “Não é fácil se formar numa pandemia e vocês são vitoriosos”, concluiu.

O diretor da Famez, Fabrício de Oliveira Frazílio, falou sobre o sentimento de orgulho dos formandos, por ele mesmo ser egresso da UFMS. “Eu fico orgulhoso, porque eu me formei na Universidade, trabalho com colegas que foram meus professores e aos nossos formandos eu gostaria de dizer que a nossa faculdade estará sempre de portas abertas para receber vocês, nem que seja daqui 10 anos, se vocês quiserem nos procurar para tirar dúvidas, participar de projetos. As nossas portas estão sempre abertas para vocês”.

A formanda Isabella Maranhão se emocionou a fazer o juramento

A diretora em exercício do Inbio, Carla Cardozo Arruda, reforçou a importância do conhecimento. “Nessa nova etapa, espero que vocês levem consigo alguns ensinamentos que aprenderam na nossa Universidade. Que a vida que nos toca lhes ensine a cuidar, respeitar, tolerar e ser. (…) Nós precisamos de vocês para defender o que temos de mais precioso: o conhecimento. Retornem sempre que precisarem e quiserem. Vocês são o nosso orgulho”, disse.

A vice-reitora Camila Ítavo comentou sobre os universitários serem o motivo de cada decisão tomada pela gestão e contou querer que todos tenham muito sucesso. “Nosso desejo é que vocês brilhem muito, levem todos os conhecimentos guardados no coração, na mente e na alma, e consigam transformar a vida de vocês de maneira pessoal, mas também que vocês consigam melhorar o dia a dia do paciente, do cliente, do aluno, da realidade que vocês forem atuar”, declarou.

Em seu discurso, o reitor Marcelo Turine apontou a importância da continuidade das atividades da UFMS por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação. “São poucos jovens, são poucos universitários no Brasil que estão participando de uma colação de grau durante uma pandemia mundial. Eu já assinei quase 1200 diplomas e para mim, toda vez que eu assino um diploma, eu fico muito feliz”.

A solenidade de colação de grau foi transmitida ao vivo pelo YouTube da TV UFMS.

Texto: Leticia Bueno