Estudantes de Administração concluem processo de fundação da Empresa Júnior

O Programa UFMS Júnior reconheceu mais uma empresa: a Agathon Jr., vinculada ao curso de Administração do Campus de Naviraí. “O programa é muito importante para a nossa Universidade e as empresas juniores têm como objetivo proporcionar aos seus membros, as condições necessárias para aplicação e prática dos conhecimentos teóricos a suas respectivas áreas de formação profissional, dando oportunidade de vivenciar o mercado de trabalho em caráter de formação”, destaca a Chefe da Divisão de Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual, Flavia Melville Paiva.

De acordo com o professor Fábio da Silva Rodrigues, supervisor e orientador da Agathon Jr., a principal finalidade é fornecer assessoria e consultoria, como marketing e gestão de pessoas, por exemplo, às empresas do município e região. “As atividades serão realizadas pelos acadêmicos, sob a supervisão e orientação de professores especialistas. Para eles, a experiência adquirida na EJ os permitirá vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos diariamente em sala de aula, o que reflete na qualidade da formação profissional do aluno”, comenta.

Agathon Jr.

O presidente da Agathon Jr., Maurício Kubo, relembra a importância que os projetos “UFMS na Estrada” e “Rota Fejems” tiveram neste processo, que lhe proporcionaram experiências únicas ao participar de eventos como o Integra UFMS. Em 2018, o estudante pôde acompanhar uma mesa-redonda organizada por integrantes do Conecta Jr., do Campus do Pantanal (Cpan), sobre a fundação de uma Empresa Júnior (EJ) no interior.

Segundo Maurício, o próximo passo foi reunir outros membros que compartilhassem da mesma aspiração em empreender, para que dessa forma, iniciassem o processo de fundação, da então EJ Agathon Jr. “Iniciamos as observações sobre a necessidade dos serviços que poderíamos oferecer às empresas em Naviraí. Ainda, gostamos da ideia de poder aprimorar na prática as competências e habilidades que conquistamos durante a graduação”, destaca.

O estudante também ressaltou o apoio recebido da Empresa Júnior Verus, vinculada ao curso de Direito da Cidade Universitária, colaborando no processo de criação do estatuto. “Montamos uma barraca no Show de Verão da UFMS para arrecadar recursos para custear a documentação. Todos os envolvidos se empenharam para a concretização do projeto, que recebeu o apoio de todos os professores do curso de Administração, em especial do professor Fábio da Silva Rodrigues, supervisor e orientador da Empresa Júnior”, relembra Maurício.

A escolha do nome foi definida por meio de votação entre acadêmicos e docentes por meio de sugestões dadas pela diretoria da empresa. A acadêmica Vanessa Falcão, idealizadora do nome vencedor e hoje, diretora de marketing da empresa, conta que “Agathon é um termo filosófico grego que significa ‘o que é bem, o bem, um princípio supremo’ e que vai ao encontro do nosso propósito de fazer o bem para a comunidade na qual estamos inseridos, por meio do nosso trabalho”, explica.

“Nossa logo simboliza a integração entre o nosso curso e a UFMS, representados pela junção do símbolo da Administração com o icônico ‘Paliteiro’, presente na identidade visual da Universidade”, reforça a estudante Nathalli Prado. Para a acadêmica, a criação do nome fantasia e a concepção da identidade visual de uma empresa é fundamental para a promoção dos seus serviços e a construção de uma marca de referência na comunidade em que atua.

Programa UFMS Júnior

Atualmente, 13 empresas juniores prestam serviços na UFMS em áreas como engenharia, farmácia, comunicação, direito, administração entre outras. O Programa UFMS Júnior tem papel fundamental no desenvolvimento das empresas e em seus membros.

Para a Chefe de Divisão de Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual, Flavia Melville Paiva, vale destacar que, em 2017, com a reestruturação administrativa da UFMS, foi criada a Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), responsável, dentre outros aspectos, pela gestão da política de inovação da Instituição, com responsabilidade na articulação e na integração entre a Universidade e os demais agentes socioeconômicos.

“Precisamos lembrar que a UFMS, com sua visão, missão e objetivos, para concretizar os trabalhos, atua nas atividades acadêmicas baseada nas diretrizes ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação, firmando-se como instituição que interage na busca de soluções para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e da sociedade brasileira. Neste cenário, temos desenvolvido várias ações para fomentar a cultura empreendedora e a inovação na Universidade”, destaca Flavia Melville.

Para saber quais as Empresas Juniores reconhecidas em nosso estado, clique aqui.

Texto: Adolpho Nilson Prado, Estagiário da AGECOM no CPNV e Barbara Menezes, com informações da Agathon Jr.

Logo: Agathon Jr.