Estudantes com dificuldades de acesso à internet serão beneficiados com auxílio emergencial

A partir de hoje, 29, a UFMS de forma inédita abre mais uma seleção de auxílio emergencial aos estudantes no cenário da pandemia do coronavírus. Todos os estudantes de graduação da Universidade que apresentam vulnerabilidade socioeconômica, com dificuldades para acessar a Internet, podem se inscrever para obter pacotes de dados.

O processo seletivo para Auxílio Emergencial de Inclusão Digital estará aberto até 18 de maio e vai beneficiar até 3 mil estudantes. “Nosso objetivo é auxiliar os estudantes que estão com desafios para acompanhar as atividades acadêmicas sendo desenvolvidas, neste momento, como estudos dirigidos com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A UFMS está na vanguarda das Universidades, liberando recursos financeiros do PNAES para custear a aquisição de pacotes de dados de Internet, e também pela liberação de recursos próprios, no que agradeço ao reitor Marcelo Turine”, destaca a pró-reitora de Assuntos Estudantis (Proaes), Ana Rita Barbieri Filgueiras.

Segundo o chefe da Divisão de Assistência ao Estudante, Rodrigo Domingues da Costa, o edital apresenta várias inovações para dar agilidade ao processo e colaborar com os estudantes. Para participar, o estudante deve ter renda per capita de até um salário mínimo e meio e apresentar dificuldades no acesso à internet. “A fim de agilizar o processo seletivo quem já é beneficiário dos programas de auxílio estudantil, bolsista permanência MEC ou tem cadastro único atualizado do Governo Federal não precisa anexar os comprovantes de renda”, explicou.

Rodrigo ressaltou que os estudantes que nunca participaram de processo da assistência estudantil devem enviar os comprovantes de renda e todos os que se inscreverem precisam, obrigatoriamente, enviar o Termo de Compromisso, pois os resultados, assim como o cálculo do auxílio, serão divulgados continuamente, em fluxo contínuo.

Assim, a recomendação é que os estudantes façam a solicitação o quanto antes, pois as análises serão diárias, com pagamento previsto a partir de meados de maio de 2020. Os valores dos auxílios variam de R$ 30,00 a R$ 60,00 por mês, de acordo com o número de disciplinas em que os estudantes estão cursando na graduação e serão mantidos os auxílios enquanto perdurar o cenário de pandemia e estudos dirigidos por meio de Tics.

Para dar agilidade no processo, toda avaliação será feita pela equipe da Proaes, na Cidade Universitária, com apoio da equipe dos Câmpus, se necessário. Após preencher os dados e anexar os documentos é importante que os estudantes finalizem a inscrição, muitos perdem a oportunidade por não concluir o processo.

Mais informações podem ser obtidas no edital abaixo. Caso o estudante tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para diase.proaes@ufms.br com o assunto Inclusão Digital.

Download (PDF, 459KB)

Texto: Vanessa Amin e Rose Pinheiro