Estudante de Educação Física vai defender time americano de futebol

O acadêmico de Educação Física Osvaldo Pereira de Santana Júnior deve defender, a partir do próximo ano, o time de futebol da Universidade de Rio Grande, localizada na cidade de Rio Grande, no estado americano Ohio. Osvaldo participa do programa Bolsa Atleta da UFMS, na modalidade de futsal, desde 2018 e acredita que o programa ajudou nesta conquista. “Neste tempo participando do Bolsa Atleta, notei que o programa me ajudou bastante em relação aos treinamentos e participação em jogos. Pude aprimorar aspectos táticos, técnicos e físicos, além do convívio com os companheiros de time que também me auxiliou a me preparar para essa oportunidade”, comenta.

De acordo com o coordenador de Cultura e Esporte (CCE), da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Junior Silva, a política implementada pela gestão atual, além de primar por dar condições e criar ambiente propício a experiências esportivas de lazer aos acadêmicos por meio do Programa de Esporte Universitário e Programa Segundo Tempo Universitário, também dispõe de cuidado para com aqueles que têm interesse pelo esporte de rendimento.

“O programa Bolsa Atleta é fundamental, no âmbito universitário, para que atletas, como Osvaldo, tenham condições mínimas de desempenharem suas atividades acadêmicas aliadas às esportivas, com treinamentos e competições. Além do auxílio com as bolsas, atletas que representam a instituição em competições dispõem de auxílio financeiro para pagamento de taxas de inscrições, viagens e hospedagens, assim como contam com o abono de faltas assegurado no regimento institucional”, ressalta o professor Junior.

Atualmente no sexto semestre do curso, Osvaldo conta que joga futsal desde os seis anos e futebol de campo desde os dez. “Hoje, com 21 anos, sei que todo esse tempo me permitiu adquirir também experiência para tomar melhores decisões dentro do jogo”, conta. Sobre a oportunidade, o bolsista explicou que surgiu no final de 2019 por meio de um contato com uma agência de intercâmbio esportivo universitário. “A agência A+Sports é especializada em conseguir bolsas para jovens que tem o sonho de aliar estudo com esporte em instituições estrangeiras. Mandei um vídeo com os melhores lances e fui escolhido. Em parceria também com a agência 2SV Sports & Education, consegui bolsa integral, com alojamento e alimentação inclusos”, relata.

Osvaldo está confiante e já iniciou a preparação física e técnica para chegar à universidade americana na melhor forma. “Minha expectativa para a próxima temporada é a melhor possível. A instituição possui excelente infraestrutura. Lá irei integrar a equipe de futebol de campo que disputa a uma importante competição da liga universitária. Além disso será uma experiência ótima para mim, pelo contato com a língua inglesa e com uma cultura diferente. Creio que isso irá me ajudar muito na carreira profissional”, diz.

“Essa nova experiência universitária e esportiva que o Osvaldo vai ter nos Estados Unidos, além de materializar seu potencial físico e técnico como atleta, também demonstra o papel social do esporte como oportunidade não apenas de ascensão econômica, que por vezes atinge poucos, mas também como veículo viável a realização pessoal, social, acadêmica”, conclui o coordenador da CCE.

Bolsa Atleta

O Programa Bolsa Atleta tem como objetivo incentivar a vivência esportiva no âmbito da UFMS. Para tanto, anualmente, são selecionados estudantes de graduação que representem a Universidade em competições esportivas de rendimento. Os acadêmicos recebem uma bolsa mensal financiada com recursos próprios da UFMS. Para participar, os estudantes devem possuir habilidades técnicas específicas e desempenho comprovado nos cenários local, regional, nacional ou internacional.

 

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Lariane Garnes