Especialização tem oportunidades para tutores e tradutor e intérprete de Libras

A UFMS seleciona três tutores e um tradutor e intérprete de Libras para a Especialização em Educação Inclusiva com ênfase em Libras. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o início da próxima semana.

De acordo com a professora Fernanda Malinosky, coordenadora do curso, a expectativa para a realização da especialização é a melhor possível. “Já contamos com uma boa procura de interessados por meio do nosso e-mail, são possíveis alunos de fora do estado. Por ser um curso on-line isso nos permitirá atender a pessoas de diversos lugares. É uma especialização que vem ajudar nessa formação continuada do professor, que pode já estar em sala de aula ou estar em formação nas licenciaturas. A previsão de abertura para inscrições de alunos é para o próximo mês e faremos uma ampla divulgação”, disse.

A docente informou ainda que todos os editais contam com vídeos com sua tradução para Libras. As gravações foram realizadas pelos intérpretes da UFMS que trabalham na Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas da  Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.

 

Tradutor e intérprete de Libras – As inscrições para a vaga de tradutor e intérprete de Libras podem ser feitas até 22 de maio neste link.

Para se candidatar é preciso ter curso de formação profissional e comprovante de exame de proficiência em tradução e interpretação de Libras – Língua Portuguesa; possuir experiência mínima de dois anos como tradutor e intérprete de Libras; e residir em Campo Grande, entre outros requisitos. A retribuição pecuniária para o selecionado será de R$3.000

O edital completo e o vídeo com o conteúdo traduzido para Libras podem ser acessados aqui.

 

Tutor presencial e tutores a distância – Para se candidatar às vagas de tutores os interessados precisam ser graduados, com licenciatura em qualquer área e possuírem curso de Libras básico ou pós-graduação lato sensu ou stricto sensu em Educação Especial ou Educação Inclusiva com foco na temática surdez; ou pós-graduação lato sensu ou stricto sensu em Letras-Libras ou em docência, tradução e interpretação em Libras.

É preciso também residir em Campo Grande e ter experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior; disponibilidade para 20 horas semanais de atividades; habilidade no uso de computadores e facilidade de acesso a recursos como email, chat, fórum, ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, entre outros. A retribuição pecuniária para tutores será de R$800.

Para tutor presencial há uma vaga, as inscrições vão até 22 de maio neste link. O edital completo e o vídeo com a tradução do conteúdo em Libras podem ser acessados aqui.

Para tutores a distancia são duas vagas e a formação de cadastro reserva. As inscrições vão até 25 de maio neste link. O edital completo e o vídeo com a tradução do conteúdo em Libras podem ser acessados aqui.

 

Dúvidas sobre a seleção poderão ser encaminhadas para o e-mail especializacao.libras.ufms@gmail.com. Todas as informações sobre os processos seletivos podem ser obtidas nos editais disponíveis no site da Faculdade de Educação (Faed).

 

 

Texto: Ariane Comineti