Especialista dá dicas de ergonomia em home office

Durante este período de pandemia, dentre as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) estão manter o isolamento social e evitar aglomerações para conter a disseminação do contágio da Covid-19. Neste cenário, empresas e instituições de ensino optaram por atividades remotas. E com isso, muitos estão trabalhando e assistindo a aulas de casa. É neste momento que se deve ficar atento a detalhes como as condições adequadas para se realizar as atividades on-line, principalmente, em relação ao ambiente de homeoffice, cadeira, computador, notebook, ou ainda a melhor posição para se falar ao celular.

Os especialistas alertam que a postura incorreta é a principal causa de dor na coluna. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 85% da população mundial enfrenta ou vai enfrentar este mal durante o período de desenvolvimento de atividades em casa.

A má postura pode provocar desvios como escoliose, hiperlordose e cifose e problemas mais graves como hérnia discal. Outras situações podem surgir como dores nas costas, dor na coluna cervical (pescoço) e até podem aparecer queixas como dor de cabeça, dores nas articulações e tendinites.

E quem nunca sofreu com alguns desses incômodos? Tudo isso pode ser consequência de horas e horas em frente ao computador com má postura ao sentar, ao ficar em pé e até ao falar ao celular.

A fisioterapeuta do Trabalho e Ergonomista Priscilla Santana Bueno e mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento da UFMS dá algumas dicas importantes: “devemos procurar em casa reproduzir o ambiente com o qual já estamos habituados a trabalhar e estudar. Que seja um ambiente tranquilo, com uma cadeira confortável para que você tenha postura alinhada. E o computador deve estar num ponto onde se tenha boa iluminação”.

É exatamente essa a função da Ergonomia, ciência que estuda as condições do trabalho. Ambiente confortável e postura correta são itens importantes para manter a produtividade, qualidade de trabalho e principalmente garantir o bem-estar de quem desenvolve atividades laborais.

Cuidados como a altura adequada da tela do monitor do computador, a ponto de não forçar o pescoço, cadeira em boa altura, são ajustes que ajudam a evitar impactos e problemas com a postura.

Sandy Karoline Carnaúba, por exemplo, percebeu que algo a estava incomodando. Ela é vestibulanda e realiza todas as suas atividades em casa. Depois de oras e horas dedicadas aos estudos, sentiu necessidade de trocar de cadeira para se acomodar melhor e se livrar do desconforto. “Eu tive que prestar muita atenção na escolha da minha cadeira, logo percebi que a cadeira que eu usava não deixava minha coluna reta. Tive que mudar para outra mais simples, porém que me deu mais conforto com toda a coluna apoiada e que não exige muito do meu pescoço”, comenta a estudante.

Coluna reta na cadeira, pés também no chão, estes são alguns dos cuidados que a professora Priscila Bueno pede para que quem está realizando as atividades em casa fique atento. Quem trabalha sentado, o ideal conforme as dicas, é se levantar a cada 50 minutos e ficar 10 minutos em pé. “Vá ao banheiro, beba água, e, se possível, alongue-se um pouco. Também é importante estabelecer horários e pequenas pausas para alongar, desta forma evita-se o desconforto e garante-se melhor concentração”, finaliza Priscilla.

Texto: Ida Garcia