Escritório Modelo e novo Laboratório incrementam infraestrutura da Faculdade de Direito

Nesta terça-feira, 24, a Faculdade de Direito passou a contar com nova estrutura para o Escritório Modelo de Assistência Judiciária (Emaj) e com o novo Laboratório de Práticas Jurídicas Simuladas. As duas unidades foram entregues pelo reitor Marcelo Turine e pela vice-reitora Camila Ítavo.

“Hoje comemoramos a entrega desses dois espaços. Por meio do Escritório vamos oferecer à população atenção contínua e atendimento diário diferenciado. Este é um legado que deixamos e representa o resultado e o reconhecimento de quem fez e faz parte da história da Faculdade de Direito”, disse o reitor.

Para a vice-reitora Camila ítavo, os dois espaços trarão muitos benefícios tanto para a comunidade acadêmica como para a sociedade. “O trabalho do gestor é iluminar. Esses novos espaços auxiliarão a corrigir distorções sociais. Temos vários sonhos e com o esforço de todos continuaremos a crescer”, destacou.

“Este é um sonho materializado. Hoje, trazemos o Escritório para mais perto dos nossos estudantes. Aqui, eles têm a oportunidade de vivenciar a prática e a comunidade pode contar com um trabalho diferenciado e humanizado, pois privilegiamos as relações humanas”, comentou o coordenador do Emaj Aurélio Tomaz da Silva Briltes. Os atendimentos são concentrados nas áreas do Direito do Trabalho e Seguridade Social, mas de acordo com Aurélio, devem ser ampliados para as áreas de Direito Penal e Civil.

A coordenadora do curso de Direito Natália Pompeu falou sobre a importância do novo Laboratório. “Aqui temos uma extensão do Emaj e da prática jurídica como um todo, pois poderemos realizar atividades que criamos nas quais os estudantes simulam juris, audiências, contextos de oratória e exposições, fundamentações, sustentações. Neste ambiente eles têm a oportunidade de vivenciar a teoria na prática de forma consolidada”, disse.

“Estamos gratos à gestão, pois a estrutura além de comportar os atendimentos pode ser utilizada para outras atividades de extensão”, reforçou a ex-diretora da Fadir Ynes da Silva Félix. “O Emaj funcionava em um prédio alugado, fora da UFMS, e agora estamos aqui, com um novo espaço para estudantes e professores”, falou.

Para o diretor da Fadir, Fernando Lopes Nogueira, as novas unidades são fruto de um trabalho conjunto de gestores, professores, técnicos e estudantes. “Gratidão é uma dívida que não prescreve. Não fazemos nada sozinhos. Esse espaço é uma junção de esforços em benefício da comunidade acadêmica e da sociedade. Aqui realizamos os sonhos dos nossos acadêmicos e eles se preparam melhor para fazer suas entregas à população, como profissionais qualificados”, destacou.

 

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Marcelo Calazans